sábado, 14 de setembro de 2013

Peça didática de Brecht em debate no colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”

 Peça didática de Brecht em debate no colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dá prosseguimento, em setembro, ao Colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que tem entrada gratuita e é aberto ao público.
Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA-USP, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro. Os assuntos, que se estenderão até o final deste ano, serão debatidos em 13 mesas, que vão enfocar a Pedagogia do Teatro, na prática e na teoria. “Incorporamos, na proposta do Colóquio, temáticas que alcançaram projeção significativa no discurso internacional e que pertencem aos conhecimentos reunidos na área. Os encontros pretendem se caracterizar como disciplina de integração entre os polos teatro e pedagogia, bem como de disciplinas limítrofes”, observa Ingrid Koudela.
A décima mesa está programada para o dia 17 de setembro, às 19h, e trará para o debate a diretora e professora Francimara Nogueira Teixeira e o ator, diretor e professor Vicente Concilio, que falarão sobre “A pedagogia da peça didática de Bertolt Brecht: pesquisas brasileiras contemporâneas”.
  
Sobre os participantes das mesas

Francimara Nogueira Teixeira
 Artista do grupo Teatro Máquina, de Fortaleza (CE), dirigiu os espetáculos “Leonce e Lena”, de Georg Büchner (2012), “Ivanov”, a partir de textos de Anton Tchecov (2011), e “João Botão”, a partir de textos de Michael Ende (2010), entre outros. Professora da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Tecnologia e Ciência (IFCE). Atualmente, investiga a experimentação prática com o "Material Fatzer" de Brecht como modelo de ação. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Artes pela ECA/USP. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997). É autora do livro “Prazer e crítica — o conceito de diversão no teatro de Bertolt Brecht” (Annablume, SP, 2003), além de artigos em publicações especializadas.
Vicente Concilio
Ator, diretor e professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). É doutor em Teatro pela Universidade de São Paulo (2013), na qual realizou pesquisa sob a orientação de Ingrid Koudela, a partir da prática de encenação das peças didáticas de Bertolt Brecht. Seu mestrado foi publicado pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título “Teatro e prisão — dilemas da liberdade artística”. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando nos temas teatro-educação, jogos teatrais, teatro em contextos escolares e formação de professores em arte. Desde 2011, coordena a área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes/Udesc). Dirigiu as peças “BadenBaden” e “Le Frigô”.

Serviço
Colóquio: “O Que é a Pedagogia do Teatro?”
Mesa 10: “A pedagogia da peça didática de Bertolt Brecht: pesquisas brasileiras contemporâneas”
Com Francimara Nogueira Teixeira e Vicente Concilio
Quando: Dia 17 de setembro, das 19h às 21h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SP Escola de Teatro

Coxia | Informativo Semanal da SP Escola de Teatro | 13/09/2013
 
 
Projeto 'Sonata Fantasma Bandeirante'
Um ciclo de conferências e a criação de dois espetáculos inéditos compõem o projeto “Sonata Fantasma Bandeirante”, proposto pelo dramaturgo e encenador amazonense radicado em São Paulo Francisco Carlos, para a SP Escola de Teatro, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e o Instituto de Psicologia da USP.
As conferências, cujos diálogos pretendem compor o mosaico intertextual e desconstrutivo que caracteriza a poética cênico-teórica de Francisco Carlos, têm continuidade nos dias 14, 16, 23, 28 e 30 de setembro. Todas têm entrada gratuita e são abertas ao público, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.
Neste sábado (14), às 12h30, Katia Maria Abud, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), falará sobre o tema “O bandeirante como representação da entidade paulista e o bandeirismo de apresamento e escravização indígena. Do seiscentos (século 17) à Chicago – SP do século 20. Símbolos e críticas.” No mesmo dia, o cientista social guarani Emerson Oliveira vai discorrer sobre “Ensino da história e cultura indígena em todas as escolas do Brasil, segundo o ponto de vista dos índios”.
 
Soninha Francine participa de leitura dramática na Escola
Soninha Francine, membro do Conselho Fiscal da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), instituição que gere a SP Escola de Teatro, participará de uma leitura dramática realizada neste sábado (14), às 19h, na Sede Roosevelt da Escola. O evento será gratuito e aberto ao público.
A peça lida será "Quase Pagu", assinada por Asdrúbal Serrano. No elenco, além de Soninha, que interpretará Pagu e uma empregada doméstica, estão Rodrigo Ribeiro e Elenir Rodrigues, dando vida a personagens como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Para criar o texto, o autor lançou mão de uma série de poesias de Manuel Bandeira, Raul Bopp e Patrícia Galvão.
 
Peça didática de Brecht em debate no colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”
A SP Escola de Teatro dá prosseguimento, em setembro, ao Colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro.
A décima mesa está programada para o dia 17 de setembro, às 19h, e trará para o debate a diretora e professora Francimara Nogueira Teixeira e o ator, diretor e professor Vicente Concilio, que falarão sobre “A pedagogia da peça didática de Bertolt Brecht: pesquisas brasileiras contemporâneas”.
Saiba mais aqui.
 
Novos cursos de Extensão Cultural
Estão abertas as inscrições para os dois últimos cursos oferecidos pelo departamento de Extensão Cultural da Escola: "Introdução ao sistema Viewpoints de treinamento", orientado por Luah Guimarãez, e "Introdução ao desenho de animação", com Humberto Kehdy. Ambos os cursos são gratuitos.
Clique aqui para saber mais e se inscrever.
 
 
SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás: Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás – São Paulo
Sede Roosevelt: Praça Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo
+55 11 2292 7988 / 3775-8600 – info@spescoladeteatro.org.br

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ESTRELA RADIANTE


Fabiana Servilha, ex-aluna do FILMWORKS, é a primeira mulher brasileira a misturar ficção científica e terror nas telas de cinema. Só isso já é uma grande conquista, mas ela está indo além e acaba de entrar no 6º Festival Internacional. Conheça o filme, a diretora e saiba mais sobre o gênero.

Leia Mais...