sábado, 24 de agosto de 2013

VELÓRIO À BRASILEIRA - COMÉDIA


OFICINA - A DESCOBERTA DO PALHAÇO


LISTA DOS INDICADOS PARA PRÊMIO CPT 2013


Primeiro semestre
1) Dramaturgia: criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
1 – “A Exceção e a Regra” – Cia Estável de Teatro.
2 – “O perrengue da lona preta” – Trupe Lona Preta.
3 – “Coro dos maus alunos”, da Cia Arthur Arnaldo.
2) Direção: criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
1 – “Trylogia: Terror e miséria no novo mundo” – Cia. Antropofágica.
2 – “São Manuel Bueno, Mártir”, do Grupo Sobrevento.
3 – “O Coro dos maus alunos” – Cia Arthur Arnaldo
3) Elenco: em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
1 – “Marias da Luz”, da Cia Teatral As Graças.
2 – “A resistível ascensão de Arturo Ui” – Teatro de Narradores.
3 – “Os Adultos estão na sala” – Má Cia Provoca
4) Trabalho apresentado em sala convencional.
1 – “O longo caminho que vai de Zero a Ene” – Livre Produção Cultural.
2 – “Álbum das Figurinhas” – Balangandança
3 – “Buraco no muro”, do Maracujá Laboratório de Artes
5) Trabalho apresentado em rua.
1 – “A exceção e a regra” – Cia Estável de Teatro.
2 – “A resistível ascensão de Arturo Ui” – Teatro de Narradores.
3 – “Ópera do Trabalho” – Buraco d´Oráculo.
6) Trabalho apresentado em espaços não convencionais..
1 – “Morro como um país” – Kiwi Cia de Teatro.
2 – “Marias da Luz” – Cia das Graças.
3 – “Trylogia: Terror e Miséria no Novo Mundo” – Cia Antropofágica.
7) Trabalho para platéia infanto juvenil: apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
1 – “O fantasma do som” – Banda Mirim
2 – “Coro dos maus alunos” – Cia Arthur Arnaldo
3 – “Cocô de Passarinho” – Cia A noz de Teatro, Dança e Animação
8) Trabalho apresentado no interior e litoral paulista: em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
1 – “ÔtÔvinu” c/ o palhaço Fusquinha de Porta Aberta – Sorocaba
2 – “No Voo do Instante” do Grupo Trança de Teatro – Sorocaba
3 – “O Velório” do Grupo Teatro da Neura – Suzano
9) Grupo ou Companhia revelação: do interior, litoral ou capital do Estado.
1 – Trupe Lona Preta.
2 – Cia de Teatro Heliópolis.
3 – Estudo de Cena.
10) Projeto Visual: compreendendo a integração orgânica entre os elementos plásticos e visuais do espetáculo e sua realização cênica – iluminação, cenografia, figurino, adereços e maquiagem.
1 – “São Manuel Bueno, Mártir” – Grupo Sobrevento.
2 – “Trylogia: Terror e miséria no novo mundo” – Cia Antropofágica.
3 – “A resistível ascensão de Arturo Ui” – Teatro de Narradores.
11) Projeto Sonoro: compreendendo a integração orgânica entre os elementos sonoros do espetáculo e sua realização cênica – palavra, canto, trilha original ou adaptada, arranjos e sonoplastia.
1 – “Quem tem medo do escuro” – Caravana Cia de Teatro.
2 – “O Fantasma do Som” – Banda Mirim
3 – “Trylogia: Terror e Miséria no Novo Mundo” – Cia Antropofágica.
12) Ocupação de espaço: compreendendo sala convencional, rua ou espaços não convencionais, no interior, litoral ou capital do Estado.
1 – Teatro do Incêndio.
2 – Espaço Cita – Trupe Artemanha.
3 – CDC Jardim Patriarca- Cia Dolores e Parlendas.
13) Publicação dedicada ao universo do teatro: suas diversas vertentes, relações e linguagens, em projetos de grupos e companhias teatrais, instituições ou similares.
1 – “Bucho Ruminante” (revista – Nº 0, ano 2013) – Cia Antropofágica.
2 – “Contrapelo” (Caderno de Estudos sobre Arte e Política) ano 1, nº 1- 2013. – Cia Kiwi.
3 – “Caderno de Ensaios” nº 6 – Cia dos Narradores.
14) Mostras e Festivais.
1 – “Baú da Arethuzza” (Mostra) – Os Fofos encenam.
2 – “Festcal” – Trupe Artemanha.
3 – “Mostra 1º de Maio” – Cia Estável e Cia Estudo de Cena.

Da Vinci, Maquiavel e Eu


CEGUINHO - SÓ QUERO VER NA COPA!


terça-feira, 20 de agosto de 2013

HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL


Curso de História do Cinema Mundial
Cada detalhe da mágica história do cinema: os filmes mais importantes, os truques e técnica dos maiores diretores, as entrelinhas das cenas que marcaram épocas e gerações, a estética e os movimentos cinematográficos. Um panorama aprofundado sobre os grandes acontecimentos da história do cinema nos principais países do mundo.

Além da história, o curso tem como objetivo treinar o olhar do aluno para entender os códigos, estética, linguagem e técnicas do cinema-arte. Por meio da contextualização histórica do cinema, suas principais correntes, aliado a trechos de filmes e estudo dos grandes diretores, ao final do curso, o aluno sai apto a ler filmes de diversos países e tendências e apontar suas qualidades estéticas e técnicas. Enquanto às terças o aluno mergulha na história, às quintas ele vai formando o olhar e apurando o conhecimento de diretores individualmente.
Carga Horária: 78 horas
Terças e quintas, das 9h às 12h. Próxima Turma: 03 de setembro a 28 de novembro de 2013.
Leia Mais...

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Informativo Semanal da SP Escola de Teatro

Coxia | Informativo Semanal da SP Escola de Teatro | 16/08/2013
 
 
Projeto de Ismael Ivo traz espetáculo, workshop e discussões
A SP Escola de Teatro apresenta Performativo, Formativo: Processos da Cena, uma série de debates, workshops, mesa-redonda e discussões, no Teatro Sérgio Cardoso, a partir do evento Biblioteca do Corpo, idealizado pelo coreógrafo e mestre Ismael Ivo, brasileiro à frente de vários programas de projeção internacional, dentre eles, a curadoria, durante duas gestões, da área dança da Bienal de Veneza e a criação/curadoria do Impulstanz – Festival Internacional de Dança de Viena.
Evento pensado como programa de formação para jovens artistas de várias procedências, a Biblioteca do Corpo gerou um espetáculo final de dança, chamado “No Sacre”, que cumpre curtíssima temporada em São Paulo, no Sesc Pinheiros, neste sábado (17) e domingo (18).
Depois, de 19 a 21 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, esses artistas participam do Performativo, Formativo: Processos da Cena, ampliando os contornos de sua atuação enquanto partícipes de um projeto transnacional (e interinstitucional), apoiados por entidades de nosso País.
No evento, em encontros mediados pela professora-doutora Cássia Navas, especialista em dança, e pela assistente social Cleo Regina, o foco dos debates alarga-se para além de seus testemunhos sobre o que foi vivido ao longo do processo da Biblioteca do Corpo, em Viena. Além disso, integram a programação uma entrevista pública e um workshop com Ismael Ivo e uma mesa-redonda com Dudude Herrmann, Iracity Cardoso, Regina Miranda e o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral.
Saiba mais aqui.
 
Processo Seletivo 2014
Estão abertas, até 2 setembro, as inscrições para o Processo Seletivo 2014 da SP Escola de Teatro, para os oito Cursos Regulares da Instituição. São eles: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Todos são gratuitos.
Leia o Edital com informações sobre as inscrições, que são realizadas exclusivamente pela internet.
 
Cursos de Extensão Cultural
Dois novos cursos promovidos pelo Departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro estão com as inscrições abertas. São eles:“Dança na Cena III: Musicais e Teatro Físico”, orientado por Lara Pinheiro, e “Introdução à Cenografia”, com André Luiz Silveira Cortez.
O primeiro, cujas aulas acontecerão de 2 de setembro a 30 de outubro, às segundas e quartas-feiras, no Teatro Sérgio Cardoso, das 10h às 13h, propõe a experimentação de modos de criação que instrumentalizem o bailarino/ator para a cena, principalmente voltada para espetáculos que utilizam outras linguagens na sua estrutura criativa, como musicais, espetáculos de teatro físico, circenses, entre outros.
Já “Introdução à Cenografia” será de 17 de setembro a 14 de novembro, das 19h às 22h, no Ateliê da SP Escola de Teatro (Rua Rego Freitas, 529 – Consolação). Nele, os alunos serão introduzidos a conceitos básicos relacionados à cenografia, objetivando ampliar sua percepção sobre o assunto.
Ambos são gratuitos.
 
Oficina “Levando o riso a sério”
Interessados em artes cênicas em geral podem se inscrever na oficina “Levando o riso a sério”, com Rafael Barreiro, criada com a ideia de experimentar, vivenciar e estudar a arte do palhaço/clown a partir de jogos, da espontaneidade, do improviso, da criatividade, do encontro com o seu ridículo oferecendo-o ao outro, numa sincera relação de troca.
Com oito horas de duração, o curso, gratuito, acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, das 18h às 22h.
 
 
SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás: Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás – São Paulo
Sede Roosevelt: Praça Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo
+55 11 2292 7988 / 3775-8600 – info@spescoladeteatro.org.br

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS


Cinco filmes de alunos e professores da Academia Internacional de Cinema (AIC) foram selecionados para o 24º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. São três filmes de alunos e dois de professores. “Cohab”, de Lincoln Péricles, “Unfit – O Chá de Bebê”, de Bruno Carnovali, alunos do FILMWORKS. “Terminal Santo Ângelo”, dirigido por Camila Lisbôa, Diego Valenzuela, Gaia Rondon, Guilherme Ruffing, Juliana Kulesza e Julio Cruz Neto, ex-alunos do Curso de Documentário. “Os Irmãos Mai”, de Thais Fujinaga e “Memória de Rio”, de Roney Freitas, ambos professores do FILMWORKS e do Curso de Formação Livre em Roteiro. 

Leia Mais...