terça-feira, 1 de outubro de 2013

WORKSHOP COM MARCELO ZAMBELI


Charlie Chaplin - aos 27 anos de idade.


Charles Spencer ChaplinKBE, mais conhecido como Charlie Chaplin(Londres,3 16 de abril de 1889 — Corsier-sur-Vevey1 , 25 de dezembro de 1977), foi um atordiretorprodutorhumoristaempresárioescritorcomediantedançarino,roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos da era docinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É bastante conhecido pelos seus filmes O ImigranteO GarotoEm Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O CircoLuzes da CidadeTempos ModernosO Grande DitadorLuzes da RibaltaUm Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.
Influenciado pelo trabalho dos antecessores - o comediante francês Max Linder,Georges MélièsD. W. Griffith Luís e Auguste Lumière - e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford, foi influenciado pela mímica, pantomima e o gênero pastelão e influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico FelliniOs Três PatetasPeter SellersMilton BerleMarcel MarceauJacques TatiRowan AtkinsonJohnny DeppMichael JacksonHarold LloydBuster Keaton e outros diretores e comediantes. É considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema", junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith.
Charlie Chaplin atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes. Sua carreira no ramo do entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nosteatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Sua vida pública e privada abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artistsem 1919.
Seu principal e mais famoso personagem foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e igualmente conhecido como Carlitos ou "O Vagabundo" no Brasil. Consiste em um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco oucartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.
Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão estadunidense Samuel Reshevsky.
Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."4
Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

Figuras Alegóricas em debate no colóquio "O que é a pedagogia do teatro"


FIguras Alegóricas em debate no colóquio "O que é a pedagogia do teatro"
.
“Teatro de figuras alegóricas” é o tema da 11ª mesa do colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que acontece hoje (1º), às 19h, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público.

Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA/USP, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro. Os assuntos, que se estenderão até o final deste ano, serão debatidos em 13 mesas, que vão enfocar a Pedagogia do Teatro, na prática e na teoria. “Incorporamos, na proposta do Colóquio, temáticas que alcançaram projeção significativa no discurso internacional e que pertencem aos conhecimentos reunidos na área. Os encontros pretendem se caracterizar como disciplina de integração entre os polos teatro e pedagogia, bem como de disciplinas limítrofes”, observa Ingrid Koudela.

A mesa desta terça-feira reunirá o coordenador pedagógico da Escola, Joaquim Gama, e Ingrid Koudela.

Sobre os participantes das mesas

Ingrid Dormien Koudela
Livre-docente e professora do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas na ECA/USP. Docente do Curso de Licenciatura em Teatro da Uniso (Universidade de Sorocaba). Autora de “Jogos teatrais” (Ed. Perspectiva, 2011), é tradutora e introdutora do sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin no Brasil. Pesquisadora de Bertolt Brecht, publicou os seguintes livros: “Brecht – um jogo de aprendizagem” (2007); “Um voo brechtiano” (1992); “Texto e jogo” (2010), e “Brecht na pós-modernidade” (1996), todos pela Ed. Perspectiva. Também é organizadora do volume “Heiner Müller – o espanto no teatro” (Perspectiva, 2003).  Com o Prof. Dr. Jacó Guinsburg, publicou a tradução da obra de Georg Büchner, “Georg Büchner – na pena e na cena” (Perspectiva, 2004). Indicado ao Prêmio Jabuti, em 2005.

Joaquim GamaDoutor em Teatro, na área de Pedagogia do Teatro, pela ECA/USP, em 2010, com o trabalho “A abordagem estética e pedagógica no teatro de figuras alegóricas – chamas na penugem”, com orientação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela. Fez mestrado em Artes pela mesma instituição, em 2000, com a tese “Velha-nova história: produto teatro – um experimento com alunos do Ensino Médio”, com orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Puppo. Especialista em Teatro-Dança pela ECA/USP, em 1992. Graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, licenciado em Artes Cênicas (1984). Professor convidado da ECA/USP nos cursos de graduação. Coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação e Arte.
 
Serviço
Colóquio: “O que é pedagogia do teatro?”
Mesa 11: “Teatro de figuras alegóricas”
Com Ingrid Dormien Koudela e Joaquim Gama
Quando: Dia 1º de outubro, das 19h às 21h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis