Coxia | Informativo Semanal da SP Escola de Teatro | 13/09/2013
Projeto 'Sonata Fantasma Bandeirante'
Um ciclo de conferências e a criação de dois espetáculos inéditos compõem o projeto “Sonata Fantasma Bandeirante”, proposto pelo dramaturgo e encenador amazonense radicado em São Paulo Francisco Carlos, para a SP Escola de Teatro, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e o Instituto de Psicologia da USP.
As conferências, cujos diálogos pretendem compor o mosaico intertextual e desconstrutivo que caracteriza a poética cênico-teórica de Francisco Carlos, têm continuidade nos dias 14, 16, 23, 28 e 30 de setembro. Todas têm entrada gratuita e são abertas ao público, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.
Neste sábado (14), às 12h30, Katia Maria Abud, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), falará sobre o tema “O bandeirante como representação da entidade paulista e o bandeirismo de apresamento e escravização indígena. Do seiscentos (século 17) à Chicago – SP do século 20. Símbolos e críticas.” No mesmo dia, o cientista social guarani Emerson Oliveira vai discorrer sobre “Ensino da história e cultura indígena em todas as escolas do Brasil, segundo o ponto de vista dos índios”.
Soninha Francine participa de leitura dramática na Escola
Soninha Francine, membro do Conselho Fiscal da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), instituição que gere a SP Escola de Teatro, participará de uma leitura dramática realizada neste sábado (14), às 19h, na Sede Roosevelt da Escola. O evento será gratuito e aberto ao público.
A peça lida será "Quase Pagu", assinada por Asdrúbal Serrano. No elenco, além de Soninha, que interpretará Pagu e uma empregada doméstica, estão Rodrigo Ribeiro e Elenir Rodrigues, dando vida a personagens como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. Para criar o texto, o autor lançou mão de uma série de poesias de Manuel Bandeira, Raul Bopp e Patrícia Galvão.
Peça didática de Brecht em debate no colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”
A SP Escola de Teatro dá prosseguimento, em setembro, ao Colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro.
A décima mesa está programada para o dia 17 de setembro, às 19h, e trará para o debate a diretora e professora Francimara Nogueira Teixeira e o ator, diretor e professor Vicente Concilio, que falarão sobre “A pedagogia da peça didática de Bertolt Brecht: pesquisas brasileiras contemporâneas”.
Saiba mais aqui.
Novos cursos de Extensão Cultural
Estão abertas as inscrições para os dois últimos cursos oferecidos pelo departamento de Extensão Cultural da Escola: "Introdução ao sistema Viewpoints de treinamento", orientado por Luah Guimarãez, e "Introdução ao desenho de animação", com Humberto Kehdy. Ambos os cursos são gratuitos.
Clique aqui para saber mais e se inscrever.
SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás: Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás – São Paulo
Sede Roosevelt: Praça Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo
+55 11 2292 7988 / 3775-8600 – info@spescoladeteatro.org.br
|
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". Chales Chaplin
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
SP Escola de Teatro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário