quarta-feira, 27 de julho de 2011

Grupos selecionados para o VI Festival de Teatro

terça-feira, 26 de julho de 2011

CNBB divulga contemplados com prêmios de comunicação

Durante o 7º Mutirão, na quarta-feira, 20 de julho, às 20h, serão entregues os Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A premiação reconhece o mérito dos profissionais e meios de comunicação social que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos e éticos, bem como a linguagem artística e técnica. Os trabalhos contemplados nas áreas de Cinema – Prêmio Margarida de Prata; Rádio – Prêmio Microfone de Prata; Impresso – Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa; e Televisão – Prêmio Clara de Assis já foram escolhidos pela comissão julgadora. A cerimônia de entrega contará com a presença do Padre Fábio de Melo e será no Ginásio da PUC-Rio. Confira o resultado:
Prêmio Margarida de PrataO Margarida de Prata é o mais antigo entre os prêmios da CNBB, criado pela extinta Central Católica de Cinema (CNN), em 1967. Este ano, os vencedores são:
Categoria Longa-Metragem de Ficção: Aparecida, o milagre, de Tizuka Yamasaki.
Categoria Documentário de Longa-Metragem: Família Braz – Dois Tempos, de Dorrit Harazim e Arthur Fontes, e Augusto Boal e o teatro do oprimido, de Zelito Viana.
Menção honrosa do júri: Esse homem vai morrer – Um Faroeste Caboclo, de Emílio Gallo.
Prêmio Microfone de PrataO Prêmio Microfone de Prata foi criado em 1989 pela UNDA Brasil, atual Signis Brasil, com o apoio da CNBB. Os contemplados de 2011 são:
Categoria Religioso: Programa A Caminho do Reino, apresentado pelo padre José Renato, na Rádio 9 de julho da Arquidiocese de São Paulo (SP)
Categoria Jornalismo: Programa Jornal da Manhã, apresentado por Roberto Siqueira, na Rádio Educadora AM de Coronel Fabriciano (MG)
Categoria Entretenimento: Programa Caminhos da Amazônia, apresentado por Joelma Viana e Anderleia Oliveira, na Rede de Notícias da Amazônia da Rádio Santarém (PA)

Prêmio Dom Helder Câmara Criado por ocasião dos 50 anos de fundação da CNBB, em 2002, pela Assessoria de Comunicação da instituição, o Prêmio Dom Helder Câmara contempla este ano as seguintes reportagens:
Categoria Reportagem: Adolfo Guidi, dedicação e luta pela vida de um filho, escrita por Letícia Alline Paris para a Revista O Mensageiro de Santo Antônio; Força de Vontade, reportagem do Jornal Santuário de Aparecida, feita por Paulo Eduardo de Gois, Felipe Chicarino da Silva e Deniele Simões; e Além do hábito, série especial, sobre a vida de Irmã Dulce, feita por Alexandre Lyrio, Jorge Gauthier e Victor Uchoa.

Prêmio Clara de Assis de Televisão Em 2005, a CNBB instituiu o Prêmio Clara de Assis para a Televisão, com o objetivo de premiar produções televisivas nacionais que mantenham o compromisso com os valores humanos, cristãos e éticos. Nesta edição, foram contemplados:
Categoria Reportagem: Caravana – JPB – Paraíba, de Laerte José Cerqueira da Silva, da TV Cabo Branco (afiliada da Rede Globo na Paraíba).
Categoria Documentário: Paternidade ausente, histórias incompletas, da TV PUC-Rio/Projeto Comunicar, e Irmã Dulce, filme de Pedro Luiz Monteiro Teixeira, da Rede Canção Nova.

“Improvisação – O jogo do ator” - Oficina Gratuita

Já estão abertas as inscrições para a oficina gratuita “Improvisação – O jogo do ator” que a Funarte realiza, a partir de agosto, no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro. As aulas serão ministradas pela atriz e professora Suzana Saldanha.
Direcionada a atores e bailarinos, a oficina começa no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 10h às 14h. O curso terá quarenta horas de duração. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar para teatro.funarte@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou entregar, pessoalmente, na Coordenação de Teatro da Funarte, Rua da Imprensa, 16, sala 614, Centro, Rio de Janeiro (RJ). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 5 de agosto.
Ficha de Inscrição (Baixe aqui)
“Improvisação – O jogo do ator”
Com a professora e atriz Suzana Saldanha
De 8/08 a 9/09
Duração: 40 horas (4 horas por encontro)
Às segundas e quartas-feiras, das 10h às 14h
Local: Teatro Glauce Rocha
Avenida Rio Branco, 179 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
Público alvo: atores e bailarinos
Vagas limitadas
InformaçõesCoordenação de Teatro da Funarte
Telefone: (21) 2279 8018