"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". Chales Chaplin
sexta-feira, 10 de junho de 2011
O cinema italiano e sua influência no cinema brasileiro
RECINE 2011 |
Em 2011, o REcine completa dez anos de existência homenageando uma das maiores cine matografias do mundo: a italiana. O pioneirismo, a ousadia e o esplendor do cinema italiano e a importante influência italiana no cinema brasileiro vão ocupar as telas de cinco salas de exibição e do pátio, ao ar livre, durante os cinco dias do REcine. A influência italiana no cinema brasileiro O cinema brasileiro nasceu no final do século XIX com a forte contribuição de empresários e artistas oriundos da Itália. Do surgimento das primeiras salas de cinema, até os nossos dias, é facilmente reconhecível a presença de realizadores cujos sobrenomes estampam as suas raízes italianas. Segreto, Capellaro, Rossi... não faltam nomes para de- monstrar a presença e a influência do cinema italiano sobre a cinematografia nacional. O projeto brasileiro para a construção de um grande estúdio, como foi a Companhia Ci- nematográfica Vera Cruz, o movimento do Cinema Novo e as comédias nacionais de- vem muito ao cinema italiano no diz respeito aos seus conceitos estéticos e propósitos comerciais (conquista do público). Mostra Informativa - Itália e Brasil Para celebrar a belíssima cinematografia italiana, dotada de talentos geniais e eternos, o REcine exibirá na Mostra Informativa filmes dos mais variados gêneros, destacando a obra dos diretores mais consagrados, assim como dos menos conhecidos e igual- mente talentosos, alguns deles nunca tiveram lançamento comercial no Brasil. Produ- ções dos estúdios Vera Cruz e do Cinema Novo brasileiro, profundamente influen- ciadas pelos italianos, também estarão na programação. Fellini, Antonioni, Rossellini, Zurlini, Leone, De Sica, Visconti, Pasolini, Bertolucci, De Seta etc. são presença certa através de seus filmes, exibidos em cinco salas e ao ar livre no Arquivo Nacional, de 7 a 11 de novembro, com entrada franca. Mostra Competitiva Como nos outros anos, a Mostra Competitiva exibe filmes que contêm imagens de arquivo, e premia as melhores produções segundo o júri especialmente escolhido para a edição do festival, bem como o júri popular. As inscrições começam em junho de 2011. Ver o site http://www.recine.com.br/. Revista REcine Na semana do festival será lançada uma edição especialmente dedicada à história do cinema italiano desde os seus primórdios e sua influência no Brasil. Com artigos dos mais reconhecidos pesquisadores do tema, fartamente ilustrados com imagens do acervo do Arquivo Nacional e de outras instituições, a Revista REcine chega ao oitavo número trazendo um belo panorama da parceria ítalo-brasileira no cinema. Oficina de Vídeo A Oficina de Vídeo do REcine dá oportunidade a novos talentos de desenvolver roteiros e filmes em vídeo com o material de arquivo. Um importante nome da área de produção de documentários será convidado a ministrar o curso/oficina, por meio de aulas teóricas e acompanhamento da produção dos curtas-metragens de até cinco minutos. Fórum de Debates, Palestra e Homenagens A palestra e as mesas de debates vão abordar a influência da Itália na cinematografia e na cultura brasileira. Haverá homenagens a convidados nacionais e estrangeiros e uma retrospectiva de filmes de um grande cineasta de origem italiana. Para abrir e encerrar o evento, convidados especiais do mundo da música e do cinema, do Brasil e da Itália (bem como de diversas áreas da cultura que tenham vínculo histórico com os dois países) são convidados a participar de apresentações e shows. |
quinta-feira, 9 de junho de 2011
O Ator na Roda de Conversa
O Ator na Roda de Conversa Um encontro que reunirá artistas, estudiosos e espectadores para um diálogo aberto sobre a arte teatral. Vem aí a primeira Roda de Conversa promovida pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, realizada no dia 13 de junho. O tema escolhido para esta primeira reunião é “O Ator e o Teatro de Hoje”. Para a Professora Doutora Silvana Garcia, mediadora do debate, “o ator, hoje mais do que nunca, está no centro das atenções, ocupando um lugar diferenciado e de destaque, muito mais colaborativo, trabalhando em conjunto com a equipe técnica, com o diretor, com o dramaturgo, surgindo assim a figura do ator-criador, do ator-dramaturgo”. Esta primeira Roda de Conversa será composta pelo diretor Francisco Medeiros e pelos atores e diretores Luiz Päetow e Luís Mármora. Segundo Silvana, o convite a esses profissionais do teatro surgiu porque “eles representam três olhares diferentes sobre o ator: Francisco Medeiros, um diretor de atores experiente e com uma longa trajetória, que trabalha de maneira colaborativa com seus elencos; o Mármora, que tem a experiência do teatro de grupo; e Päetow, um ator diferenciado, um performer, autor de suas próprias obras, como poucos no teatro brasileiro”. Com esses três profissionais, a proposta do encontro é promover uma visão abrangente do ofício do ator, abrindo uma discussão sobre a arte de representar. A primeira parte desse debate deverá ser conduzida pela mediadora, que apresentará seus convidados e coordenará seus depoimentos. Em seguida, os componentes da mesa estarão disponíveis para conversa e debate com o público presente. O encontro é gratuito. Participe! Serviço: Roda de Conversa Tema: “O Ator e o Teatro de Hoje” Quando: Dia 13 de junho, das 19h às 22h Onde: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco Avenida Rangel Pestana, 2401 - Brás Entrada franca |
terça-feira, 7 de junho de 2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
teatro de Arena
Palco inserido no meio da platéia. Nesta tipologia a platéia é disposta em todos os lados ou em toda a circunferência do palco, podendo sua forma ser circular, triangular, quadrada, trapezoidal, etc. Esta configuração é muito comum ser instalada ao ar livre. É preciso observar ventos dominantes e os anteparos naturais como árvores e montanhas ao implantar as arenas pois, estes são elementos que definirão acústica.Assim como no teatro elizabetano ou esporão, toda a estrutura do palco fica à vista do espectador, como por exemplo a grelha para iluminação. Poucos edifícios teatrais são construídos nessa relação palco e platéia.
Assinar:
Postagens (Atom)