sábado, 7 de setembro de 2013

Coxia | Informativo Semanal da SP Escola de Teatro | 06/09/2013

Coxia | Informativo Semanal da SP Escola de Teatro | 06/09/2013
 
 
Projeto 'Sonata Fantasma Bandeirante'
Um ciclo de conferências e a criação de dois espetáculos inéditos compõem o projeto “Sonata Fantasma Bandeirante”, proposto pelo dramaturgo e encenador amazonense radicado em São Paulo Francisco Carlos, para a SP Escola de Teatro, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e o Instituto de Psicologia da USP.
As conferências, cujos diálogos pretendem compor o mosaico intertextual e desconstrutivo que caracteriza a poética cênico-teórica de Francisco Carlos, começam na próxima segunda-feira, 9 de setembro, às 19h30, com a Profª. Drª. Ingrid Koudela, que falará sobre o tema “Vultos fantasmagóricos na poética teatral de Heiner Müller”, e com o ator, pesquisador e professor Hércules Morais, que ao lado de outros atores, como  Majeca Angelucci, fará a leitura cênica da peça “Vida de Gundling. Frederico de Prússia Sono Sonho Grito de Lessing”, de Heiner Müller, uma tradução inédita de Ingrid Koudela.
As palestras continuam nos dias 14, 16, 23, 28 e 30 de setembro. Todas têm entrada gratuita e são abertas ao público, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.
Saiba mais aqui.
 
Novos cursos de Extensão Cultural
Na segunda-feira (9), serão abertas as inscrições para os dois últimos cursos oferecidos pelo departamento de Extensão Cultural da Escola: "Introdução ao sistema Viewpoints de treinamento", orientado por Luah Guimarãez, e "Introdução ao desenho de animação", com Humberto Kehdy. Ambos os cursos são gratuitos.
Acesse o portal da Instituição na data marcada para saber mais e se inscrever.
 
 
SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás: Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás – São Paulo
Sede Roosevelt: Praça Roosevelt, 210 – Consolação – São Paulo

terça-feira, 3 de setembro de 2013

INFORMATIVO SP


Sonata fantasma bandeirante na SP Escola de TeatroCiclo de conferências marca residência do dramaturgo e encenador amazonense radicado em São Paulo Francisco Carlos

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, abre suas portas para mais uma residência artística. Depois da Cia. Balagan, da professora e diretora Maria Thais; do Grupo Pândega, da atriz e diretora Maria Alice Vergueiro; da trupe portuguesa Teatro do Vestido, e da Pantera Cia. de Teatro, da atriz, dramaturga e diretora Fernanda D’Umbra, agora chegou a vez de o dramaturgo e encenador amazonense Francisco Carlos, radicado em São Paulo, dar início à sua ocupação na Escola.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SP Escola Teatro, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária/USP e o Instituto de Psicologia/USP. O projeto, que segue até o final de março de 2014, compreende um ciclo de seis conferências e a própria residência, que servirá como base para a montagem de uma peça teatral, intitulada “Sonata fantasma bandeirante”, que será apresentada em duas partes: “Spaghetti paulista” e “São Paulo-Chicago”, com a participação de aprendizes da Escola.

As conferências, cujos diálogos pretendem compor o mosaico intertextual e desconstrutivo que caracteriza a poética cênico-teórica de Francisco Carlos, começam na próxima segunda-feira, 9 de setembro, às 19h30, com a Profª. Drª. Ingrid Koudela, que falará sobre o tema “Vultos fantasmagóricos na poética teatral de Heiner Müller”, e com o ator, pesquisador e professor Hércules Morais, que ao lado de outros atores, como Fernanda D’Umbra e Majeca Angelucci, fará a leitura cênica da peça “Vida de Gundling. Frederico de Prússia Sono Sonho Grito de Lessing”, de Heiner Müller, uma tradução inédita de Ingrid Koudela.

As palestras continuam nos dias 14, 16, 23, 28 e 30 de setembro. Todas têm entrada gratuita e são abertas ao público, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.
 
Serviço
Ciclo de Palestras: Dia 9 de setembro, das 19h30 às 22h30Ingrid Koudela | Vultos Fantasmagóricos na Poética Teatral de Heiner Müller.

Hércules Morais | Leitura cênica da peça Vida de Gundling, Frederico da Prussia. Sono Sonho Grito de Lessing, de Heiner Müller. Tradução inédita de Ingrid Koudela. Com Hércules Morais, Majeca Angelucci, Ondina Claiss Castilho, Fernanda D’Umbra, Daniel Morozetti, Thiago Brito, Paulo Gaeta, André Hendges.

Dia 14 de setembro, das 12h30 às 14h30Katia Maria Abud | O bandeirante como representação da entidade paulista e o bandeirismo de apresamento e escravização indígena. Do seiscentos (século 17) à Chicago – SP do século 20. Símbolos e críticas.

Emerson Oliveira | Ensino da história e cultura indígena em todas as escolas do Brasil, segundo o ponto de vista dos índios.

Dia 16 de setembro, das 19h30 às 22h30Spensy Pimentel | A palavra-ação sagrada: a voz política e os movimentos coletivos Guarani. Cosmopolítica indígena.

Eloisa Leão | Performance vocal.

Dia 23 de setembro, das 19h30 às 22h30Maria Inês Ladeira | Territórios, terra, mundo, espaço, migrações (mobilidade), míticas e o modo de ser Guarani.

Clissia Morais | Direção de arte em cinema e teatro indígena.

Dia 28 de setembro, das 12h30 às 14h30Peter Pál Pelbart | Pensamentos e poéticas nômades e migrantes.

Dia 30 de setembro, das 19h30 às 22h30Gianni Puzzo e Melina Bertholdo |Exibição do filme “Yvy Rupa – a terra é uma só! Visões Guarani da história da América”, de Jera Guarani e Gianni Puzzo, seguido por debate com os autores.

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis
 
 
Mais informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura
 
Renata Beltrão – (11) 2627-8166 – rmbeltrao@sp.gov.br
Amanda Sena – (11) 2627-8169 - asena@sp.gov.br
Amanda Ventura – (11) 2627-8164 – amandav.cultura@gmail.com
Giulianna Correia – (11) 2627-8243 – giu.correia@gmail.com
Juliana Petroni – (11) 2627-8070 – jpetroni@sp.gov.br
Lígia Gama – (11) 2627-8164 – lgama@sp.gov.br
Natália Inzinna – (11) 2627-8162 – ninzinna@sp.gov.br