Inscrições abertas para 2014!
EDITAL DE CHAMAMENTO DE NOVOS APRENDIZES PARA A
ESCOLA LIVRE DE TEATRO DE SANTO ANDRÉ
ESCOLA LIVRE DE TEATRO DE SANTO ANDRÉ
1. Apresentação da escola
A Escola requer disponibilidade para a presença frequente nas aulas, como parte fundamental da ética de trabalho com a cena. Trata-se de uma carga horária intensa e que necessita de amplo comprometimento por parte de seus aprendizes e mestres. Sugere-se que cada candidato a aprendiz procure núcleos de trabalho com a carga horária compatível com suas possibilidades concretas, já que a Escola oferece núcleos de trabalho que variam no que diz respeito à quantidade de encontros – que podem ocorrer uma, duas ou três vezes por semana ou diariamente. Sua pedagogia é baseada em processos de pesquisa em que se propõe um caminho de construção da liberdade artística, através de vivências teatrais que buscam relações de aprendizado horizontais, focadas em trajetórias artísticas comprometidas com o pensamento e a prática coletivos.
Em 2014, continuam as atividades já iniciadas em 2013 e são abertas novas vagas para seus núcleos de Formação e de Pesquisa Teatral. Assim como todas as atividades da ELT, os cursos são gratuitos. Para candidatar-se aos processos seletivos, os interessados deverão realizar uma pré-inscrição online e depois validá-la presencialmente na escola.
2. Dos prazos de inscrição
As pré-inscrições para todos os cursos poderão ser realizadas a partir do dia 17 de dezembro de 2013, através do formulário disponível no endereço http://goo.gl/RUHLL8, até o dia 13 de fevereiro de 2014, e deverão ser validadas somente de forma presencial, em posse de 1 (uma) cópia do documento de identificação (rg, cnh ou equivalente, no caso de estrangeiros) e uma foto 3x4, na sede da ELT, Pça. Rui Barbosa, 41 – Santa Teresinha, Santo André, de acordo com os calendários específicos de inscrição de cada curso. (No caso de candidatos menores de 18 anos, será necessária uma carta de autorização dos pais assinada.)
A validação presencial das inscrições ocorrerá nas seguintes datas:
. Núcleo de Formação do Ator: de 2 e 13 de fevereiro de 2014, das 14h às 22h e no dia 14 das 14h às 17h. Os candidatos que estiverem participando da seleção para o Núcleo de Formação do Ator e desejarem ter sua inscrição transferida para o Núcleo de Iniciação Teatral, caso não sejam aprovados, deverão informar seu interesse na validação da inscrição, ou até o final do período noturno do dia 14, após a realização da Participação Teórica.
. Núcleo de Iniciação Teatral: de 2 a 26 de fevereiro de 2014, das 14h às 22h e no dia 27 de fevereiro, das 14h às 17h.
. Núcleo de dramaturgia: de 2 de fevereiro a 7 de março, das 14h às 22h e no dia 10 de março, das 9h às 13h.
. Núcleo de História do Teatro: de 2 de fevereiro a 7 de março, das 14h às 22h e no dia 10 de março, das 9h às 13h.
. Núcleo de Direção: de 2 de fevereiro a 10 de março, das 14h às 22h.
. Núcleo de Máscaras: de 2 de fevereiro a 10 de março, das 14h às 22h e no dia 11 de março, das 9h às 13h.
. Núcleo de Sonoridades: de 2 de fevereiro a 10 de março, das 14h às 22h e no dia 11 de março, das 9h às 13h.
. Núcleo de Pedagogia do Trabalho do Ator: de 2 de fevereiro a 11 de março, das 14h às 22h e no dia 12 de março, das 9h às 13h.
. Núcleo de Análise e Interpretação do Texto Teatral: de 2 de fevereiro a 11 de março, das 14h às 22h e no dia 12 de março, das 9h às 13h.
Pede-se aos candidatos que na validação de suas inscrições doem um livro de teatro (dramaturgia ou teoria) à biblioteca da ELT. Nosso acervo constituiu-se majoritariamente através de doações realizadas no período de inscrições.
ATENÇÃO: Durante os dias 3, 4 e 5 de março a ELT estará fechada, por conta do feriado de Carnaval.
3. Datas dos processos seletivos
. Núcleo de Formação do Ator: de 13 a 26 de fevereiro de 2014, das 18:30h às 22:30h.
. Núcleo de Iniciação Teatral: 27 e 28 de fevereiro de 2014, das 18:30h às 22:30h.
. Núcleo de Dramaturgia: 10 de março de 2014, das 14h às 18h.
. Núcleo de História do Teatro: 10 de março de 2014, das 14h às 18h.
. Núcleo de Direção: 11 e 13 de março, das 9h às 13h.
. Núcleo de Sonoridades: 11 de março, das 14h às 18h.
. Núcleo de Máscaras: 12 de março, das 14h às 18h.
. Núcleo de Pedagogia do Trabalho do Ator: 12 de março, das 14h às 18h.
. Núcleo de Análise e Interpretação do Texto Teatral: 12 de março, das 14h às 18h.
4. Os cursos e seus processos seletivos
4.1. Núcleo de Formação de Atores
Com duração mínima de 4 (quatro) anos, é o curso mais longo da ELT. Já no primeiro ano, são cinco dias de aula por semana (18h30 às 22h30), de segunda a sexta-feira. É necessário um compromisso com a presença e a displicência em relação a este fator é motivo suficiente para o desligamento do aprendiz da turma. Há outros núcleos com menor carga horária e, em caso de o candidato encontrar problemas com estes horários, sugere-se que se inscreva em um Núcleo adequado a sua disponibilidade. A presença diária (sem espaço para faltas e com rigoroso cumprimento dos horários combinados) é um ponto de apoio do fazer teatral e ganha bastante importância na ELT, sendo este um dos principais instrumentos de avaliação, para além das dimensões criativas, que dizem respeito ao atravessamento do aprendiz pelo processo de criação. Não há pré-requisitos para a inscrição, a não ser a idade mínima de 18 anos (candidatos menores de 18 anos devem obrigatoriamente se inscrever para o Núcleo de Iniciação Teatral). Os inscritos farão parte da seleção, que ocorrerá no período de 14 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2014 (todos os dias, de segunda a sexta-feira; ler, abaixo, com muita atenção, o calendário de atividades).
1ª fase da seleção: 13 a 17 de fevereiro de 2014
No dia 13 de fevereiro, quinta-feira, os candidatos deverão participar de uma atividade conduzida por mestres e aprendizes da ELT, cujo objetivo é a apresentação do projeto pedagógico e de suas particularidades.
No dia 14 de fevereiro, sexta-feira, é obrigatório que o candidato traga caneta para aParticipação Teórica (redação sobre temas propostos e sobre questões) - O CANDIDATODEVERÁ TER LIDO OS TEXTOS:
I. VAINER, Carlos B. Cidades rebeldes – Passe Livre e as Manifestações que tomaram as ruas do Brasil.São Paulo: Boitempo, 2013.
II. CRAIG, Edward G., Da arte do teatro. Lisboa: Arcadia, 1963.
III. BRECHT, Bertolt, “Pequeno Órganon para o teatro” in Estudos sobre Teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
IV. ARTAUD, Antonin, “O Teatro e a Cultura” in O Teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
O candidato ouvirá uma breve palestra sobre as características da ELT e sobre o Processo de Seleção que será iniciado neste mesmo dia.
Para o dia 17 de fevereiro (segunda-feira), o candidato deverá preparar, com bastante antecedência, uma cena com tempo entre 1 e 3 minutos. Esta cena será apresentada em banca aberta e será a responsável pela pré-seleção ou não do candidato à fase seguinte do Processo Seletivo. Há uma lista de textos a partir dos quais o candidato deverá escolher um para formular sua cena (ver anexo I deste edital). Apenas devem ser apresentadas cenas de algum destes textos. É preciso compreender que é um processo de seleção e que, portanto, o candidato é responsável pela apresentação de algo que evidencie seu trabalho como ator, como um testemunho de sua trajetória no teatro – evitando clichês, excessos de materiais que mais escondam do que revelem seu trabalho, dando mais importância ao cuidado com sua presença no palco do que com outras preocupações exteriores.
2ª fase da seleção: 18 a 26 de fevereiro de 2014
No dia 18 de fevereiro (terça-feira) será publicada (no blogwww.escolalivredeteatro.blogspot.com e na porta de entrada da escola) uma listagem com os nomes dos pré-selecionados – que continuarão o Processo Seletivo até o seu momento final. A lista de pré-selecionados para a segunda fase da seleção será publicada no dia seguinte ao término da primeira fase (em que o candidato mostra uma cena que traz pronta, em 18 de fevereiro). Esclarecimento: na primeira fase, todos os candidatos apresentarão suas cenas e farão exame teórico e somente os pré-selecionados para a segunda fase seguem até o fim da seleção, construindo a segunda cena. A partir deste dia (18 de fevereiro, início da fase 2), os candidatos pré-selecionados farão aulas práticas e teóricas e, por fim, haverá uma entrevista. Trata-se de um pequeno workshop de quase 2 semanas de duração, ministrado pelos mestres da ELT, no sentido de apresentar aos candidatos um pouco do trabalho que aqui será desenvolvido. Nas aulas práticas, os candidatos pré-selecionados serão estimulados a preparar uma cena curta, a partir de material poético previamente determinado pelos mestres, e que será apresentada ao final da dinâmica de seleção. A idéia é fazer com que todos os pré-selecionados vivenciem uma espécie de oficina teatral importante para sua formação - independente do fato se haverá ou não a aprovação final.
Na segunda fase, aulas de corpo, voz, teoria e interpretação serão ministradas. E uma cena será construída durante este período, sob orientação dos mestres. Para ser aprovado, o candidato deverá (além de ser selecionado pela banca examinadora) comparecer em todos os dias da seleção, pontualmente. Uma única ausência implicará eliminação imediata. Atrasos também serão responsáveis por sua eliminação.
|
Durante a vivência do Processo Seletivo, é importante que o candidato reflita concretamente sobre a viabilidade de vivenciar ou não um processo longo e intenso como este. Há outros espaços (práticos e teóricos) na ELT, com carga horária menor e de igual contundência pedagógica. É preciso que cada candidato conheça seus limites, para que não venha a pleitear um espaço que, de fato, não tem condições para ocupar. Núcleos com um, dois ou três dias por semana, em diversos horários, oferecem vagas para pesquisa teatral – no campo da interpretação, da direção, do treinamento técnico e da teoria.
Um candidato poderá se inscrever para mais de um Núcleo, desde que saiba quais são suas prioridades e conheças seus limites (além dos horários de atividade dos Núcleos). Nas entrevistas que serão feitas, recomenda-se que o candidato utilize a máxima sinceridade em relação às suas dificuldades e limitações em todos os níveis.
As aulas terão início no dia 10 de março. Contudo, no dia 27 de fevereiro de 2013, é necessária a presença de todos os aprovados neste Processo Seletivo, para a sua respectiva matrícula e participação em uma atividade especial, das 18:30 às 22:30. Os candidatos que não conseguirem aprovação para a Formação de Atores (em qualquer fase) poderão transferir as suas inscrições automaticamente para o Núcleo de Iniciação Teatral, se assim desejarem. Isso deverá ser apontado na validação da pré-inscrição ou logo após a Participação Teórica, no dia 14 de fevereiro.
Observações importantes: - Para não ser eliminado, o candidato deverá: 1. Comparecer em todos os dias da seleção. Uma única falta implicará eliminação imediata (atrasos também são eliminatórios); 2. No segundo dia, (apenas neste dia) será permitida a participação de acompanhantes que venham fazer a réplica das cenas (aquela pessoa que vai contracenar com o candidato); 3. - Dois (ou mais) candidatos poderão participar de uma mesma cena. Esta cena será repetida para que se possa observar cada um deles; 4. Outras dúvidas e questões podem ser esclarecidas no primeiro dia da seleção, quando os coordenadores terão um bate-papo com a Coordenação Pedagógica da Escola e com todos os candidatos.
Orientação: Alexandre Tenório, Antonio Rogério Toscano, Antonio Salvador, Camila Bolafi, Cris Lozano, Cristina Rocha, Oswaldo Hortêncio, Fabrício Zavanella, Gregory Slivar, Laura Brauer, Lubi Marques, Lucia Helena Gayotto, Neca Zarvos, Pedro Mantovani, Solange Dias, Thiago Antunes, Vinícius Torres Machado (sujeita a alterações de acordo com o planejamento pedagógico e dinâmicas da escola)
Dias e horários das aulas: de segunda a sexta-feira, das 18:30 às 22:30.
Seleção: de 14 a 26 de fevereiro de 2014
Início das aulas: 10 de março de 2014
Duração: 4 (quatro) anos
4.2. Núcleo de Iniciação Teatral (N.I.T.):
Este curso tem por objetivo trabalhar com jovens (maiores de 16 anos) e adultos interessados em iniciar sua pesquisa em TEATRO. Aulas práticas de Interpretação, Treinamento do ator e Música para a cena configuram a carga horária do núcleo, de 3 noites por semana, das 18h30 às 22h30.
Observação importante: É possível inscrever-se para este Núcleo e para o Núcleo de Formação do Ator simultaneamente, uma vez que seus processos seletivos NÃO SERÃO COINCIDENTES. Aprendizes que já fizeram o Núcleo de Iniciação Teatral PODERÃO REINSCREVER-SE neste mesmo núcleo, uma vez que as atividades serão conduzidas por outros mestres.
Para os candidatos menores de idade (mais novos do que 18 anos e maiores de 16 anos) é possível apenas a inscrição no Núcleo de Iniciação Teatral, e somente com documento assinado pelos pais ou por responsável legal.
Orientação: Alexandre Tenório, Fabrício Zavanella e Laura Brauer
Dias e horários das aulas: quartas, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 22h30.
Seleção: Aulas coletivas nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2014, das 18h30 às 22h30.
Vagas: 25
Início das Aulas: 12 de março (quarta-feira)
Duração: anual
4.3. Núcleo de Dramaturgia
O objetivo geral do curso será a criação de um espaço de experimentação de escrita dramática a partir de diversos estímulos visuais, literários ou de observações do cotidiano.
Objetivos específicos
· Ampliar o conhecimento sobre dramaturgia a partir da leitura de textos específicos.
· Estimular a leitura dos textos desenvolvidos durante o processo dentro de um fórum permanente de discussão sobre os procedimentos da escrita.
· Organizar a construção de um blog contendo o processo de trabalho e os textos produzidos no núcleo.
Metodologia
· Aulas coletivas com exercícios práticos e aulas expositivas.
· Workshops de criação dramatúrgica.
· Leituras e reflexões sobre textos de conteúdos específicos (ver bibliografia).
· Apreciação e reflexão sobre filmes específicos que serão escolhidos de acordo com o processo.
· Apreciação e reflexão de espetáculos e eventos artísticos específicos.
· Discussões e avaliações constantes sobre o processo de trabalho.
Conteúdo
· Fundamentos da Dramaturgia Clássica e Contemporânea
· O enredo e a personagem
· Diálogos e rubricas poéticas
· O Pensamento
Bibliografia
BENTLEY, Eric. A Experiência Viva do Teatro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967
FERNANDES, Sílvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo : Perspectiva: FAPESP, 2010.
______. Teatros pós-dramáticos. In: GUINSBURG. Jacó, FERNANDES, Sílvia (Org.). O pós-dramático : um conceito operativo? São Paulo : Perspectiva, 2008. p. 11-30.
LEHMAN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. de Pedro Süssekind. São Paulo : Cosac Naify, 2007.
ABREU, Adélia Maria Nicolete. Ateliês de Dramaturgias: práticas de escrita a partir da integração artes visuais-texto-cena. Tese de Doutorada. Escola de Comunicação e Artes de São Paulo. São Paulo. 2013.
PUPO, Maria Lúcia de S. Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico. São Paulo : Perspectiva.
PUPO, Maria Lúcia de S. Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico. São Paulo : Perspectiva.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Trad. de P. Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______. Ler o teatro contemporâneo. Trad. de Andréa S. M. da Silva. São Paulo :
Martins Fontes, 1998.
SARRAZAC, Jean Pierre. A oficina de escrita dramática. Trad. de C. dos S. Rocha. Educação e realidade. Rio Grande do Sul, v. 30, n. 2, p. 203-215, jul-dez 2005.
Orientação: Solange Dias
Dias e horários: segundas-feiras, das 14h às 18h
Seleção: Entrevista coletiva no dia 10 de março de 2014 das 14h às 18h
Requisitos: O candidato deverá levar, impresso, no dia da seleção, um texto teatral de sua autoria, de, no máximo, 3 (três) páginas.
Vagas: 25
Início das aulas: 17 de março (segunda-feira)
Duração: anual.4.4. Núcleo de Direção Teatral – NDELTA14
(Núcleo de Direção Teatral da Escola Livre de Teatro de Santo André – 2014)
O Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André está com as inscrições abertas para coletivos que tenham o desejo de ter uma orientação artística em um processo criativo.
Este projeto pode ser apenas uma ideia ou já estar em andamento. Os coletivos devem ter a figura do diretor ou assumir coletivamente este papel. O núcleo estará focado em dar uma orientação em todas as etapas do processo: propostas, ensaios, aberturas de processos e temporada.
Os coletivos poderão ensaiar mediante a disponibilidade e combinados nas dependências da ELT no período matutino (em dias específicos) e também cumprirão uma pequena temporada na ELT, no final do segundo semestre .
Os interessados podem ir até a ELT fazer a inscrição e levar o projeto até o dia 11 de março de 2013, ou fazer a inscrição e trazer o projeto no primeiro dia da seleção, que será no dia 11 de março terça-feira às 9h.
A seleção terá duas etapas, nos dias 11 e 13 de março de 2014, das 9h às 13h, na ELT.
Nestes dias, será importantes que a maioria dos envolvidos nos projetos estejam presentes.
Para a seleção, é necessário trazer, no dia 11 de março ou, antes, no ato da inscrição, uma via do projeto no qual deve constar: a ficha técnica, uma proposta de criação, o texto (caso exista), o currículo de todos os participantes e uma carta de no máximo 15 linhas dizendo qual o interesse em que este projeto seja orientado e por que veio buscar esta orientação na Escola Livre de Teatro de Santo André.
Qualquer dúvida pode ser enviada para o email nucleodedirecaoelt@hotmail.com
Orientação: Luiz Fernando Marques (Lubi)
Dias e horários das aulas: terças e quintas-feiras, das 9h às 13h.
Seleção: 11 e 13 de março de 2014
Requisitos: Apresentação de projeto no dia da seleção
Início das aulas: 18 de março
Duração: anual
4.5. Núcleo de Pedagogia do Trabalho do Ator
O Núcleo pretende criar três frentes de trabalho:
1) um grupo de estudos teórico e prático da obra A Arte Secreta do Ator - Um Dicionário de Antropologia Teatral de Eugenio Barba e Nicola Savarese;
2) os participantes devem obrigatoriamente estagiar, acompanhando as atividades de algum mestre da Escola;
3) criar um registro escrito e fotográfico a partir dos relatos dos processos desenvolvidos na Escola em 2014 e publicar em Blog e no relançamento dos Cadernos Pedagógicos.
Orientação: Cris Lozano (atriz da Cia Balagan atualmente)
Dias e horários das aulas: Quartas-feiras, das 14 às 18h, além de mais um horário para o acompanhamento de um dos mestres, em aula, durante todo o ano.
Público alvo: aprendizes que já fizeram a Formação da ELT e os que estudam atualmente, assim como atores com experiência, seja em grupos de teatro ou com formação teatral.
Vagas: 30
Seleção: 12 de março às 14h.
Seleção: 12 de março às 14h.
Requisitos: Envio prévio (até o dia 5 de março) de carta de interesse e currículo teatral, para o emailinscricoeselt2014@gmail.com
Seleção: Entrevista presencial no dia 12 de março
Início das aulas: 19 de março
Duração: anual
4.6. Núcleo de Análise e Interpretação do Texto Teatral
O núcleo tem como objetivo apresentar ao aprendiz modos de análise e interpretação de textos teatrais a luz da experiência histórica em que foram produzidos. Mas não só: se almeja também discutir, a partir dessa análise e interpretação, em que medida esses textos seriam úteis na elaboração de uma cena que reflita sobre a nossa experiência contemporânea. Por outra, qual seria a sua atualidade.
Orientação: Pedro Mantovani
Dias e horários das aulas: Quartas-feiras, das 14h às 18h.
Requisitos: Envio prévio (até o dia 5 de março) de carta de interesse e currículo teatral, para o emailinscricoeselt2014@gmail.com
Seleção: Entrevista presencial no dia 12 de março
Início das aulas: 19 de março
Duração: anual
4.7. Núcleo de Máscaras
Passei dois anos coordenando uma pesquisa sobre as mascaras da Comedia Dell’arte. Primeiramente propus um estudo a partir de um treinamento físico preciso onde eles descobriram o corpo destes personagens, suas características e o jogo possível entre elas. Em seguida senti a necessidade do apoio do texto teórico e dramatúrgico para proporcionar uma melhor compreensão dos personagens, de suas reações e relações.
Para chegar a essa compreensão e apropriação da mascara e da linguagem usei varias abordagens: o jogo de improvisação livre, ou dentro de canovaccios e o trabalho com textos prontos.
Sempre na busca continua do exercício do ator em cena. Os aprendizes puderam entrar profundamente neste universo e descobriram como contar uma historia a partir destes arquétipos.
Percebo que para continuar esta compreensão sobre a Comedia Dell’arte preciso agora colocar os aprendizes em contato com o publico. Só assim eles terão um verdadeira espelho de si mesmos, que pode proporcionar a percepção do personagem, do trabalho do ator e da dramaturgia. Então o ano de 2014 será um ano de criação e de experimentação diante do publico.
Pretendo propor a criação de cenas partindo de canovaccios ou de textos prontos e ir experimentando essas cenas com o publico, em seguida voltar à sala de ensaio discutir as percepções, reelaborar e tornar ao publico. Neste movimento vamos tecendo um espetáculo que será mostrado no final do ano.
Orientação: Cuca Bolaffi
Publico alvo: atores e atrizes que já tenham experiência na dramaturgia e no jogo da Comedia Dell’ arte.
Seleção: Aula aberta no dia 12 de março.
Requisitos: Envio de carta de intenção e currículo até o dia 5 de março para o e-mail inscricoeselt2014@gmail.com
Dias e horários das aulas: Quartas-feiras, das 14h às 18h.
Seleção: Aula prática no dia 12 de março
Início das aulas: 19 de março
Duração: anual
4.8. Núcleo de Sonoridades
Partimos do principio das Camadas constitutivas da voz: são consideradas camadas por serem zonas imbricadas à voz, como, por exemplo, nas composições com o corpo físico – posturas, movimentos, dança, ações; com a música – melodia, acento e ritmo; com o texto – da passagem da leitura para oralidade; com a psique, na expressão vocal de estados psíquicos; com suas ações - o campo das intenções, situações e circunstâncias relacionais, etc. São todas estas instâncias e ainda outras, mais diretamente ligadas aos recursos vocais: volume, articulação, ressonância, entonação...
Por meio deste estudo, adentramos na investigação de como tais camadas vocais geram tessituras sonoras e instauram linguagens cênicas, em suas relações com: a textualidade; com vocalizações - com e sem o uso de palavras; com a ocupação do silêncio; com a música - tocada ao vivo, ou como trilha; com a paisagem sonora - gerada, também, por sons e ruídos que brotam das partituras físicas dos atores, de suas ações e do uso de objetos cênicos; com camas sonoras - atmosferas criadas para cenas, situações; falas corais - fundadoras de novas composições textuais e/ou sonoras; entre outras. Justamente, trabalhar estas tessituras e orquestrá-las é um dos desafios na pesquisa de sonoridades. Não menos importante é o exercício da escuta, que potencializa estas percepções e capitaneia o percurso de elaboração de sonoridades.
O trabalho coral será mais um objetivo do Núcleo, sendo que as dinâmicas rítmicas vocais e os jogos textuais terão como cama sonora o acompanhamento de instrumentos percussivos, num treinamento vivo e dialogado entre os desenhos emissivos e os pulsos, andamentos e ritmos.
Orientação: Lucia Gayotto
Dias e horários das aulas: terças-feiras, das14h às 18hs
Seleção: Entrevista coletiva no dia 11 de março
Requisitos: Envio prévio (até o dia 4 de março) de carta de interesse e currículo teatral, para o emailinscricoeselt2014@gmail.com
Vagas: 20
Duração mínima: anual
4.9. Núcleo de História do Teatro
Este Núcleo, de natureza teórica, percorrerá as dimensões conceituais do contexto teatral, no Ocidente, a partir do estudo de documentos (dramaturgias) e textos críticos produzidos sobre o assunto.
Há uma considerável carga de leitura e a necessidade de que haja disponibilidade, por parte do aprendiz, em percorrer as discussões teóricas e as aulas expositivas (durante 4 horas seguidas, em cada encontro) com presença constante e participação efetiva através de leituras e tarefas objetivas.
Os estudos, a partir da formação do Teatro Moderno, no Renascimento, estarão focados em uma trajetória cronológica, com leituras semanais previamente determinadas.
Orientação: Antônio Rogério Toscano
Dias e horários das aulas: segundas-feiras, das 14h às 18h.
Seleção: Entrevista coletiva no dia 10 de março
Duração mínima: anual
5. Serviço
QUAISQUER DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DEVERÃO SER ENCAMINHADAS POR EMAIL, PARA O ENDEREÇO inscricoeselt2014@gmail.com
Escola Livre de Teatro de Santo André
Local: Teatro Conchita de Moraes e Escola Livre de Teatro – Pça. Rui Barbosa, 12 Bairro Santa Terezinha - Santo André.
Horário de atendimento: das 14h às 22h30
Pré-inscrições abertas de 16 de dezembro de 2013 a 13 de fevereiro de 2014, através do formulário disponível emhttp://goo.gl/RUHLL8
Documentos necessários para a validação da inscrição: cópia de documento de identificação (RG, CNH ou equivalente, para candidatos estrangeiros), uma foto 3x4 ATUALIZADA, autorização do pai ou responsável (apenas para menores de 18 anos).
Pede-se a doação de um livro de teatro (dramaturgia ou teoria) para a biblioteca da Escola na validação das inscrições.
A ELT NÃO DIVULGA RESULTADOS PELO TELEFONE. O CANDIDATO DEVERÁ COMPARECER NA ESCOLA PARA CONFERIR A LISTA DE APROVADOS OU AGUARDAR SUA PUBLICAÇÃO NO BLOG DA ESCOLA WWW.ESCOLALIVREDETEATRO.BLOGSPOT.COM.
Anexo I - Textos indicados para a criação das cenas a serem apresentadas no 1º dia de seleção do NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE ATORES
A bilha quebrada – Heinrich Von Kleist
A cantora careca – Eugène Ionesco
A casa – Rudifran Pompeu
A casa de Bernarda Alba – Federico Garcia Lorca
A casa fechada – Roberto Gomes
A degola – Paula Chagas
A falecida – Nelson Rodrigues
A gaivota – Anton Tchekhov
A história do zoológico – Edward Albee
A mandrágora – Nicolai Maquiavel
À margem da vida – Tennessee Williams
A megera domada – William Shakespeare
A missão – Heiner Müller
A moratória – Jorge Andrade
A morta – de Oswald de Andrade
A morte de Danton – Georg Büchner
A morte do caixeiro viajante – Arthur Miller
A oração – Fernando Arrabal
A profissão da senhora Warren – Bernard Shaw
A procura de emprego – Michel Vinaver
A prova de fogo – Consuelo de Castro
Aqui – de Martina Sohn Fischer
A vida de Eduardo II da Inglaterra – Bertolt Brecht
A vida de Galileu – Bertolt Brecht
A vida é sonho – Calderón de la Barca
A visita da velha senhora – Frederich Dürrenmatt
Agora e na hora da nossa hora – Eduardo Okamoto
Agreste – Newton Moreno
ainda sem título – Ana Roxo
Aldeotas – Gero Camilo
Aquele que diz sim, aquele que diz não – Bertolt Brecht
Arena conta Tiradentes – Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal
Arlequim, servidor de dois patrões – Carlo Goldoni
As aves – Aristófanes
As bruxas de Salém – Arthur Miller
As Centenárias – Newton Moreno
As criadas – Jean Genet
As moscas – Jean-Paul Sartre
As três irmãs – Anton Tchekhov
As troianas – Eurípedes
As Visões de Simone Machard – Bertolt Brecht
Assim é se lhe parece – Luigi Pirandello
Auto da barca do inferno – Gil Vicente
Ânsia – Sarah Kane
Bartolomeu – Que será que nele deu? – Claudia Schapira
Bella ciao – Luis Alberto de Abreu
Biedermann e os incendiários – Max Frisch
Bodas de sangue – Federico Garcia Lorca
Burger King – Richard Maxwell
Cabeça de Papelão – Ana Roxo
Caiu o ministério – França Júnior
Cantos que contam sobre Vôos Pássaros – Claudia Schapira
Casa de bonecas – Henrik Ibsen
Chapetuba Futebol Clube – Oduvaldo Viana Filho
Criança enterrada – Sam Shepard
Cyrano de Bergerac – Edmond Rostand
Descrição de imagem – Heiner Müller
DEUS – Woody Allen
Dissidente – Michel Vinaver
Dorotéia – Nelson Rodrigues
Dr. Fausto – Cristopher Marlowe
Édipo rei – Sófocles
Eles não usam black-tie – Gianfrancesco Guarnieri
Equus – Peter Shaffer
Esperando Godot – Samuel Beckett
Esplêndidos – Jen Genet
Esta propriedade está condenada – Tennessee Williams
Fatia de guerra – Andrew Knoll
Fausto – Johann Wolfgang von Goethe
Fausto Zero – Johann Wolfgang von Goethe
Fim de partida – Samuel Beckett
Fuenteovejuna – Lope de Vega
Gás – Georg Kaiser
Gota d´água – Chico Buarque e Paulo Pontes
Guernica – Fernando Arrabal
Hécuba – Eurípides
Hoje é dia de rock – José Vicente
Homem sem rumo – Arne Lygre
Homens de papel – Plínio Marcos
Homens, santos e desertores – Mario Bortolotto
Juno e o pavão – Sean O´Casey
Leo não pode mudar o mundo – Antônio Rogério Toscano
Leonce e Lena – Georg Büchner
Liberdade, liberdade – Millôr Fernandes
Longa jornada noite adentro – Eugene O´Neill
Macário – Álvares de Azevedo
Macbeth – William Shakespeare
Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube – Carlos Alberto Soffredini
Mais um – Cássio Pires
Mary Stuart – Frederich Schiller
Mateus e Mateusa – Qorpo-Santo
Mistério-bufo – Vladimir Maiakovski
Murro em ponta de faca – Augusto Boal
Na solidão dos campos de algodão – Bernard-Marie Koltés
Natã, o sábio – Gotthold Lessing
Navalha na carne – Plínio Marcos
Nekrópolis – Roberto Alvim
Nossa cidade – Thorton Wilder
Novas diretrizes em tempos de paz – Bosco Brasil
O anel de Magalão – Luis Alberto de Abreu
O arquiteto e o imperador da Assíria – Fernando Arrabal
O assalto – José Vicente
O balcão – Jean Genet
O belo indiferente – Jean Cocteau
O burguês fidalgo – Moliére
O despertar da primavera – Frank Wedekind
O diabo preso pelo rabo – Pablo Picasso
O homem imortal – Luis Alberto de Abreu
O inspetor geral – Nicolai Gogol
O juiz de paz na roça – Martins Pena
O mata-burro – Fábio Torres
O noviço – Martins Pena
O pato selvagem – Henrik Ibsen
O pássaro azul – Maurice Maëterlinck
O preceptor – R. Lenz
O quarto – Harold Pinter
O rei da vela – Oswald de Andrade
O santo e a porca – Ariano Suassuna
O último carro – João das Neves
Os bandoleiros – Frederich Schiller
Os maquinoclastas – Ernst Toller
Os Menecmos – Plauto
Os tecelões – Gerhart Hauptmann
Pequenos burgueses – Maximo Gorki
Pinókio – Roberto Alvim
Preso entre ferragens – Fernando Bonassi
Psichose 4.48 – Sarah Kane
Pterodáctilos – Nicky Silver
Ralé – Maximo Gorki
Rasga coração – Oduvaldo Viana Filho
Rasto atrás – Jorge Andrade
Roberto Zucco – Bernard-Marie Koltés
Romeu e Julieta – William Shakespeare
Savana Glacial – Jô Bilac
Salomé – Oscar Wilde
Santa Joana dos matadouros – Bertolt Brecht
Seis personagens à procura de um autor – Luigi Pirandello
Senhorita Júlia – August Strindberg
Sonho de uma noite de verão – William Shakespeare
Só eles o sabem – Jean Tardieu
Stultífera Navis – Luís Alberto de Abreu
Tartufo – Moliére
Vereda da salvação – Jorge Andrade
Victor -As crianças no poder – Roger Vitrac
Volpone ou a raposa – Bem Jonson
Volta ao lar – Harold Pinter
Woyzeck – Georg Büchner
Yerma – Federico Garcia Lorca
Zé – Fernando Marques