segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A capivara Selvagem ou O Que Aconteceu Naquela Noite de Estreia?


Frank Menezes celebra 30 anos de carreira com a montagem “A Capivara Selvagem ou O Que Aconteceu Naquela Noite de Estreia?”, uma tragicomédia baseada no cinema noir e de terror psicológico. A peça retoma a parceria com o diretor Luiz Marfuz e também traz aos palcos os atores Marcelo Praddo e João Guisande
 
Um espetáculo tragicômico, com citações ao mundo do cinema noir e de terror psicológico marcam os 30 anos de carreira e sucesso do ator baiano Frank Menezes. “A Capivara Selvagem ou O Que Aconteceu Naquela Noite de Estreia?”, peça escrita e dirigida por Luiz Marfuz, e que conta com o veterano Marcelo Praddo e o jovem ator João Guisande.

Os 30 anos de carreira de Frank Menezes não é só uma vitória para o próprio ator, mas, sim, para o teatro baiano, pela imensurável contribuição que vem dando ao longo de três décadas, não só ao teatro quanto à TV e ao cinema nacional. A parceria de Frank Menezes e Luiz Marfuz, diretor do seu espetáculo de estreia no teatro, Cabaré das Ilusões (1983), neste momento em que o ator celebra sua carreira não foi à toa, pois existe uma intenção explícita de valorizar a dramaturgia baiana, encenando um texto de um dos mais respeitados autores e diretores baianos.

Foi justamente por conta dessa ideia de valorização que Frank Menezes decidiu não fazer um monólogo, o que pareceria óbvio e conveniente para celebrar os seus 30 anos, mas, sim, inserir e contracenar com atores baianos. Para esta missão, foram escalados o tarimbado Marcelo Praddo (“Hamlet”, “O Sumiço da Santa”, “Os Javalis”) e uma das revelações da nova geração de atores, como João Guisande (“Bonitinha Mas Ordinária” e “Amnésis”).

Com referências e homenagens aos filmes americanos sobre as grandes divas esquecidas do cinema e do teatro, a peça mostra Dora Lee, interpretada por Frank Menezes, uma velha atriz desajustada que decide voltar aos palcos, mas que terá de enfrentar seu pior inimigo: a falta de talento. Sua irmã Mabel (Marcelo Praddo) já foi uma atriz reconhecida, mas não atua desde que sofreu um acidente em cena. Apesar da rivalidade, existe uma relação cômica e perturbada de amor e ódio entre as duas irmãs, que se alternam nos papéis de atriz e espectadora uma da outra, dentro de casa. Mas esta rotina é quebrada com a chegada de um jovem dramaturgo e diretor teatral, Alex (João Guisande), que resolve ajudar Dora Lee a voltar aos palcos, o que alimenta a rivalidade entre as duas irmãs. A partir daí, surpresas, suspenses e reviravoltas marcam o tom cômico e misterioso da trama, jogando as personagens em situações imprevisíveis e inimagináveis.