sábado, 18 de agosto de 2012

HOMENAGEANDO OS ATORES PELO SEU DIA


Antonio Calloni, que também é poeta, escreveu especialmente para o blog homenageando os atores. Hoje é Dia do Ator. Confira.
Ser ator é realmente uma profissão de maluco, fascinante. A poética do ridículo, o brincar de faz de conta, o infindável universo onírico infantil e a tremenda cara de pau fazem com que os atores encantem - pelo seu poder de transgressão, pela sedução, pelo poder de conscientização, pela capacidade de simplesmente entreter e pela mágica de poder ser quase todo mundo - aos que os assistem e sonham junto com eles. 

Lemos Diderot, Stanislavsky, Grotovsky, Maierhold, D. T. Suzuki e uma infinidade de outros livros (todos fundamentais). Ouvimos muita música clássica para apurarmos nossa noção de ritmo, de cor, de intensidade. Ouvimos samba, pagode, MPB, música sertaneja e o diabo a quatro, graças ao bom Deus. Graças a obrigatória falta de preconceito para ver e viver a vida como ela é (obrigado, grande Nelson!) e poder reproduzi-la, e, melhor ainda, recriá-la como uma pintura, que quase sempre é mais rica do que uma foto. Vemos (com o corpo inteiro) pinturas de Bosch, Goya, Velásquez, Max Ernst, para tentar compreender alguns mistérios da vida, para provocar nossos sonhos, ou, para nada. Só para ver mesmo. Que bom!
Conversamos com o Zé que vende coco no quiosque da praia e notamos um gesto diferente, um ritmo novo, outras possibilidades de comportamento e de comunhão com a vida. Observamos sem pensar. Viva o Zé! Precisamos dele. E depois colocamos uma armadura e dizermos que somos cavaleiros da Távora Redonda, dizemos que somos bons, que somos maus, que somos bons e maus, que somos gente. É uma profissão que deveria se iniciar logo que a pessoa começasse a falar e a ler, e terminar no início da adolescência, já que os adolescentes têm verdadeiro horror a pagar mico. Mas não, o maravilhoso complexo de Peter Pan nos acompanha pelo resto da vida e passamos a nos comportar como crianças relativamente adultas. E aí entra a poética do tempo que estará sempre a nosso favor. 

Fazer um bom trabalho de ator é sempre muito arriscado, mesmo que o personagem seja comum, simples, cotidiano. É mais arriscado ainda. É raro, mas acontece de ver um ator dizendo que está arriscando quando na verdade está fazendo um trabalho histérico e fora da medida. No caso de uma novela, geralmente as pessoas se acostumam e até passam a gostar. O erro faz parte do show, eliminá-lo é impossível, diminuir a margem de erro através do estudo, dedicação, e, principalmente, leveza e bom humor, talvez seja o melhor caminho. Cada um escolhe o seu. 

É uma profissão generosa, democrática e acolhedora. Qualquer um pode ser ator, basta saber falar, andar, ler e ter o juízo mais ou menos perfeito. Todos têm direito a tentativa e ninguém tira o lugar de ninguém. Fazer um bom trabalho de ator, permanecer digno praticando o ofício já são outros quinhentos, não é para qualquer um. A consciência de que somos inevitavelmente precários por sermos humanos pode ser um grande estímulo para fazermos trabalhos grandiosos. Viramos heróis, mendigos e uma infinidade de outros 
personagens para, entre outras coisas, vencer a morte (êta coisinha incômoda). E, no final, conseguimos rir de nós mesmos. 

Quero, por fim, agradecer aos meus nobres e loucos companheiros atores por percorrerem esse caminho inventado e que aumenta a vida, o prazer e o sonho. Quero agradecer aos grandes atores que já superaram o estágio dos adjetivos e conquistaram a liberdade plena da criação. Qual o adjetivo para Fernanda Montenegro, para Laura Cardoso? Quero agradecer também aos que estão começando, aos que estão terminando (se é que isso é possível) e aos que estão por vir. 

Sou ator, acho que isso quer dizer alguma coisa. 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Bruxinha que era boa


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

WORKSHOP - DESENVOLVIMENTO DO TALENTO ARTÍSTICO


O Workshop será ministrado por Andréa Cavalcanti, responsável pela preparação de Cauã Reymond e Nathália Dill na novela "Avenida Brasil", pelo elenco das novelas "Aquele Beijo", "Guerra dos Sexos", próxima das 19h e "Lado a Lado" (Título provisório), próxima das 18h, em São Paulo - SP.

Público alvo
  • Pessoas com vocação para interpretação
  • É preferível que o aluno tenha tido alguma experiência como ator, seja amador, profissional ou curso.
  • É fundamental determinação para superar os próprios limites e enfrentar desafios
Objetivos
  • O curso tem como objetivo fazer com que ao longo dos encontros , cada dia seja uma etapa, uma escala de evolução e descoberta do talento de cada individuo. Assim, o processo é o que vai interessar. O foco estará no conjunto das ações e não só no resultado final. “Qualidade total” em cada etapa. Registraremos alguns exercícios e cenas para documentar a evolução.
  • Despertar e apontar o talento de cada participante.
  • Elevar a auto-estima e estimular o aperfeiçoamento pessoal e profissional.
  • Motivar a busca pela qualidade em todas as etapas da formação profissional.
  • Encaminhar o participante, não ainda para o mercado de trabalho, mas sim, para a busca do desenvolvimento do seu talento.
  • Gerar um ambiente de superação pessoal evitando a competição, desnecessária nesta fase da formação profissional.
  • Apresentar o cenário real do mercado e da profissão. Sem desmotivar.
Métodos e recursos
Através de jogos, improvisações e exercícios teatrais, os participantes experimentam o auto conhecimento, a superação de limites e as várias fases do processo de construção de personagens. Alem de aprenderem na prática, técnicas e conceitos que certamente irão nortear seu desenvolvimento artístico.
Conteúdo do workshop
  • “Desinibição, entrosamento e autoconfiança”
  • “Auto conhecimento (Corpo e Voz) / Criatividade I/ Improvisação Livre”
  • “Criatividade II/ Improvisação Dirigida/ Introdução ao texto”
  • “A criação do personagem”
  • Gravação das cenas
  • Avaliação e auto-avaliação
Sobre a ministrante
Andréa é instrutora de dramaturgia do elenco da TV Globo há 10 anos. Foi responsável pela preparação do ator Cauã Reymond e das atrizes Natália Dill e Bianca Bin na novela Cordel Encantado, além da atriz Paola Oliveira em Insensato Coração e do elenco dos seriados " As Brasileiras" e "Dercy".
Também foi responsável pela preparação do elenco de Malhação por oito temporadas, preparando atores que hoje são protagonistas de novelas do horário nobre. Como instrutora de dramaturgia preparou atores nos seguintes seriados: Toma Lá Dá Cá, Casos e Acasos, Faça a sua História, Guerra e Paz, As Cariocas, Tal Pai Tal Filho; e na seguintes novelas: A Cor do Pecado, O Profeta, Sete Pecados, Eterna Magia, Duas Caras, Ciranda de Pedra, Negocio da China, Escrito nas Estrelas (exclusiva para a atriz Natalia Dill), Cama de Gato (exclusiva para a atriz Paola Oliveira), Caras e Bocas, Ti Ti Ti, Passione (ator Cauã Reymond).
Como Preparadora de Atores, Andrea atuou nos curtas “Retrato Falado”, direção de Andre Warwar e “Ligação”. “Mesa 48″ e “Dedalo”, todos com direção de Edson Erdmann. E foi responsável pela preparação da atriz Paola Oliveira no longa “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo.
Andrea é professora de interpretação desde 1984, quando junto com seu grupo de teatro fundou um curso profissionalizante no Calouste Gulbeikein. A partir daí esteve a frente de diversos cursos e workshps: Programa de Férias da Secretaria Municipal de Cultura do RJ , Curso Intensivo de Interpretação para adolescentes - Casa da Gávea, Curso Regular - Teatro de Arena (por 3 anos), Oficina Nelson Rodrigues - Teatro de Arena , foi convidada a ministrar diversas oficinas no sul do pais em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Gramado, Foz do Iguaçu, entre outras. Numa parceria com a produtora Historias Incriveis, participou dos projetos “O Segredo do dialogo” ,“Ligação”, “Mesa 48″ e “Dedalo”. De 1999 a 2008 dirigiu o Curso Regular de Interpretação para Teatro e Tv no teatro Miguel Falabella, quando dirigiu diversos espetáculos que estiveram em cartaz no próprio teatro. Entre eles:”Peças Intimas” de Luiz Fernado Verissimo, “Sonhos de uma noite de verão” de Shakespeare , “O Carioca” (adaptação de Capital Federal de Artur Azevedo), “A vida como ela é” de Nelson Rodrigues, alem de diversas criações coletivas.
Andrea Cavalcanti é atriz desde 1984, quando formou-se pela UniRio – Bacharelado em Artes Cenicas. É professora de interpretação e diretora teatral. É instrutora de dramaturgia na Rede Globo, onde trabalha desde 2002 preparando atores para as telenovelas e minisséries produzidas pela emissora.
Como atriz participou de inúmeros espetáculos profissionais, com especial destaque para: “A Gaivota; O Mercador de Veneza; A Comédia dos Erros; Besame Mucho; Sonhos de um Sedutor; O Morto do Encantado”, além de algumas novelas como: “Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão (atualmente reprisando no SBT), Torre de Babel e Laços de Família“, especiais e mini-séries como: “Decadência, Noivas de Copacabana, Você Decide, Carga Pesada”, e ainda campanhas publicitárias, dublagens e etc. Teve seu nome na ficha técnica de vários espetáculos e eventos como diretora, assistente de direção, aderecista, produtora de arte, cenário e figurino.
Quando: 18,19,25 e 26 de agosto - 2012
Horários:
  • Turma 1: Manhã - das 10h às 14h
  • Turma 2: Tarde - das 15h às 19h

Os interessados devem enviar e-mail para faleconosco@cursodeteatro.com.br
Braapa - Força e Cultura
Av. Pompéia, nº 2163 - Perdizes, São Paulo
Tel: (11) 3872-4204

SESC CONSOLAÇÃO APRESENTA O CASAL PALAVRAKIS

SESC CONSOLAÇÃO APRESENTA O CASAL PALAVRAKIS,COM O TEATRO KAUS

Texto inédito no Brasil, o espetáculo O CASAL PALAVRAKIS, da dramaturga espanhola Angélica Liddell, estreia hoje, 16 de agosto, quinta-feira, às 21h, no SESC CONSOLAÇÃO, Sala Beta – 3º andar. Peça conta a história da turbulenta vida de Elsa e Mateo Palavrakis, desde a concepção de sua filha Chloé em um cemitério até o assassinato da mes
ma. Montagem do Teatro Kaus, tem direção de Reginaldo Nascimento e reúne no elenco os atores Amália Pereira, Igor Kovalewski e Lauanda Varone.
Elsa e Mateo Palavrakis, levam uma vida monótona em um bairro, onde a única diversão consiste em insípidos concursos de baile, os quais perdem sistematicamente. Uma série de imagens apocalípticas conduz a ação guiada pela inquietante voz de uma Narradora e Mediante uma estrutura de flash-backs. Unidos pelo rancor comum por seus pais, vítimas de maus tratos durante a infância, O casal revê sua história, começando pela própria infância, por sua Inocência roubada, até a fatídica morte de sua filha onde vida do casal se desintegra por completo...

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Composição Original para Teatro (Cinema, Balé)


Orientador: Paulo Herculano 
Orientador Assistente: Matias Capovilla 


Objetivo
O curso propõe a exposição das experiências dos ministrantes em seus diversos trabalhos, bem como das técnicas utilizadas em cada um deles, empregando os equipamentos de criação e produção mais modernos. Pretende, ainda, reproduzir com os alunos todas as etapas de trabalho para a produção de uma trilha original.
Paulo Herculano é maestro, ator, diretor musical, compositor e professor de piano, cravo e órgão. Foi aluno de Koellreuter, Damiano Cozzella, Camargo Guarnieri, Yara Bernetti, entre outros. Foi bolsista em academias de música na Áustria, França e Alemanha. Foi fundador e cravista do conjunto MUSIKANTIGA (Prêmio APCA de 1966 como Melhor Conjunto Musical). Foi produtor e diretor musical nas rádios Eldorado e Cultura e nas televisões Bandeirantes e Cultura.
Matias Capovilla é instrumentista, arranjador, produtor e compositor. Trabalhou para os espetáculos: “O Demiurgo” e “Qualquer Gato Vira-Lata”, dirigidos por Bibi Ferreira (1998); “Adivinhe Quem Vem Para Rezar”, direção de Elias Andreato, com Paulo Autran no elenco (2006); “A Reserva”, direção de Regina Galdino, com Irene Ravache (2008); “O Bailado”, de Flávio de Carvalho, direção de Roberto Lage (2009); “Francesca”, de Luís Alberto de Abreu, dirigido por Roberto Lage (2011), entre outros.
Público
Interessados em geral.
Serviço
De 04 de Setembro a 25 de Outubro
Terça e Quinta
Das 10h às 13h

Local: SP Escola de Teatro – Praça Roosevelt, 210 – Centro – São Paulo

Extensão Cultural – Inscrições Abertas



Haikai é um tipo de poesia pequenina, nascida no Japão, no século 16. Sua estrutura é escrita em métricas e com regras bem definidas. O método tem por base princípios da filosofia espiritualista, do Taoísmo e da doutrina Zen-budista. Para conhecer mais sobre essa arte e até produzir seu próprio haikai, basta inscrever-se no curso “O Haikai: Sua Criação”, ministrado pelo poeta, tradutor e ensaísta Claudio Daniel e promovido pelo departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O prazo para a inscrição vai até 23 de agosto e as aulas serão de 4 de setembro a 25 de outubro.
 
Além desse, mais dois cursos estão com inscrições abertas: “A Cena Pensada na Web – Crítica Teatral nas Novas Redes de Informação”, orientado por Kil Abreu, e “Composição Original para Teatro (Cinema, Balé)”, por Paulo Herculano e seu assistente, Matias Capovilla.
 
“A Cena Pensada na Web – Crítica Teatral nas Novas Redes de Informação” vai discutir as questões emergentes da cena contemporânea e suas principais recorrências formais, além de analisar os espaços e possibilidades de intervenção da crítica nos novos meios de informação, como sites, blogs e redes sociais. As inscrições terminam dia 23 de agosto e as aulas acontecerão no período de 3 de setembro a 24 de outubro. O curso é destinado a autores, atores, diretores, jornalistas, estudantes de teatro, com interesse em crítica teatral e alguma experiência nas suas áreas de atuação e domínio do texto escrito. 
 
Já em “Composição para Teatro (Cinema, Balé)”, o aluno entrará em contato com as experiências dos ministrantes em seus trabalhos, as técnicas utilizadas e os equipamentos de criação e produção. O objetivo é perpassar com a turma todas as etapas de trabalho para a produção de uma trilha original. As inscrições vão até 23 de agosto e as aulas, de 4 de setembro a 25 de outubro.
 
Os cursos são gratuitos e serão realizados na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210, Consolação). As inscrições são feitas online, aqui

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

1ª Mostra Nacional de Curta Metragens de Paulínia

Começou nessa quinta-feira, 09 de agosto, no Teatro Ceart (Paulínia Shopping), no Polo Cinematográfico de Paulínia a primeira “Mostra Nacional de Curtas Metragens”. A Mostra conta com Curadoria de Shirlei Sabbag, realização Teatro Ceart, apoio da Secretaria de Cultura, do Departamento de Teatro da Secretaria de Cultura. As exibições acontecerão sempre às quintas-feiras, às 19h30, com entrada gratuita.

A Mostra consiste na exibição de curtas produzidos em diferentes regiões do país. Ao todo serão exibidos 23 curtas (sendo 19 curtas de Ficção e 04 Documentários) de importantes realizadores, representando 09 estados do país. Todos os curtas participaram em Festivais Nacionais e Internacionais e em sua grande maioria obtiveram importantes premiações.

Na quinta-feira (09) o curta exibido será o documentário “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”, de Rafael Urban (PR); e os curtas de ficção “Comer e Ir Embora” de Johnnas Oliva (SP); “Julie, Agosto, Setembro”, de Jarleo Barbosa (GO); “180º”, de Marcelo Galvão (SP) e “Aurora”, de Roney Freitas (SP).

Para mais informações, ligue para (19) 3844-8240.

Programação
09/08Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, de Rafael Urban (PR);
Comer e Ir Embora de Johnnas Oliva (SP);
Julie, Agosto, Setembro, de Jarleo Barbosa (GO);
180º, de Marcelo Galvão (SP)
Aurora, de Roney Freitas (SP).

16/08Mato Alto, Pedra por Pedra, de Arthur Leite (CE)
Doce de Coco, de Allan Deberton (CE)
Faltam Duas Quadras, de Jarleo Barbosa (GO)
O Cão, de Abel Rolland e Emiliano Cunha (RS)
Nico, de Felipe Matzembacher (RS)

23/08Morte e Morte de Johnny Zombie, de Gabriel Carneiro (SP)
OUIJA, de Marcelo Galvão (SP)
O Membro Decaído, de Lucas Sá (MA)

30/08Olhos de Ressaca, de Petra Costa (RJ)
Hiato, de Rodrigo Bittencourt (RJ)
O Ciclo, de Marcelo Galvão (SP)
Terminal, de Daniel Gravelli (MG)
Depois da Pele, de Márcio Rollon e Samuel Telles

06/09A Mulher no Alto do Morro, de Cássio Pereira (MG)
Caminhos Estreitos, de Daniel Gravelli (MG)
Fronteira, de Chico Faganello (SC)
BMW Vermelha, de Reinaldo Pinheiro (SP)

Teatro Ceart - Paulínia Shopping
Rod. José Lozano Araújo, nº 1515 - Sala A3 - Pólo Cinematográfico de Paulínia
Contato: (19) 3844-8240 / teatroceart@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.