terça-feira, 28 de junho de 2011

Atrizes em Foco em Mesa de Discussão

Aproximar os aprendizes dos profissionais com carreiras reconhecidas no mercado nacional, mostrando as perspectivas que este mercado reserva, além de ampliar o olhar artístico é o intuito da Mesa de Discussão "Duas Gerações de Teatro e Cinema no Brasil – Atrizes em Foco", oferecida pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Mediado por Nadja Turenko, orientadora do curso de Difusão Cultural Mímica Corporal Dramática, o encontro, que será realizado hoje (28/06), às 19h, na sede da SP Escola de Teatro, apresentará as experiências de Djin Sganzerla e Helena Ignez como atrizes de cinema e teatro e as estratégias de produção de seus projetos.
Formada em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique, de Paris e membro permanente da companhia inglesa Theatre de L’Ange Fou, Nadja Turenko já se apresentou e ministrou workshops em diversas cidades do Brasil pelos projetos Sesi Viagem Teatral e Sesc Palco Giratório.
Durante sua trajetória como atriz, diretora, professora e roteirista, atuou em 33 espetáculos, três longas e dois curtas-metragens, seriados e publicidade em TV. Recebeu prêmios de Revelação do Ano (BA) e Melhor Direção no Festival de Guaramiranga, com o espetáculo “Clarices”. Lecionou, durante 12 anos, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Premiada Atriz
Djin Sganzerla é atriz e produtora. Recebeu os prêmios de Melhor Atriz de Cinema de 2008, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA); Melhor Atriz no 12º Festival de Cinema Luso-Brasileiro, em Portugal; Melhor Atriz no 18º Festival de Cinema de Natal, e Melhor Atriz Coadjuvante no 39º Festival de Cinema de Brasília.
No teatro, Djin trabalhou com os diretores Antonio Abujamra em “O Que é Bom em Segredo É Melhor em Público”; José Celso Martinez Corrêa, em “Cacilda”; e Rogério Sganzerla, em “Savannah Bay”. Atualmente, dirige, ao lado de André Guerreiro Lopes, o espetáculo “Estranho Familiar” e ensaia “O Belo Crepuscular”, seu primeiro solo. Atuou em mais de dez longas metragens, entre eles: “O Gerente”; “As Doze Estrelas”; “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha” e “Canção de Baal”.
40 Anos de Trajetória
Figura de destaque na cultura brasileira, há mais de 40 anos, Helena Ignez integra inúmeros movimentos de vanguarda e está envolvida com produção e inclusão nos vários campos da arte cênica e cinematográfica. Em 2008, lançou o longa-metragem “Canção de Baal”, que dirigiu e produziu. No 37º Festival de Cinema de Gramado recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro e de Direção de Arte, pelo Júri da Crítica; no 8º Festival I Mille Occhi – Trieste, na Itália, recebeu o prêmio Anno Unno. Em 2009, produziu e dirigiu o longa “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”. 
 SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás

domingo, 26 de junho de 2011

Puedo escribir los versos mas tristes esta noche.....