sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Performativo, Formativo : Processos de Cena


WORKSHOP PARA TV



O Curso será ministrado pelos diretores André Bravo Valente e Eduardo Paiva e finalizado por Suzana Pires.
Suzana Pires, atualmente, em 2013,  dedica-se a escrita da novela FLOR DO CARIBE, de Walther Negrão.  Em março filma APRENDIZ DE SAMURAI de Stefano Capuzzi Lapietra, produzido pela O2 filmes e em abril filma CASAGRANDE, de Felipe Gamarano Barbosa, filme através do qual passou um mês no Sundance Lab fazendo sua preparação. Em junho, lança O TEMPO E O VENTOde Jayme Monjardim, onde interpretou a protagonista Ana Terra, da obra de Erico Veríssimo.Suzana é atriz e autora da REDE GLOBO DE TELEVISÃO .
HISTÓRICO:
Suzana foi a única atriz brasileira convidada para participar do SUNDANCE DIRECTORS LAB-, programa de apoio a artistas independentes coordenado por Robert Redford, sendo a protagonista do longa CASA GRANDE de Felipe Barbosa. Atuou no filme TROPA DE ELITE de José Padilha, na produção mexicana O COBRADOR, de Paul Leduc, no filme de Miguel Falabella, POLARÓIDES URBANAS, no longa MULHERES DO BRASIL de Malu de Martino e no curta BEIJO DE SAL, de Fellipe Barbosa, vencedor de mais de 10 prêmios internacionais.
NO TEATRO, Suzana tem uma longa e sólida carreira, desde 1994, tendo trabalhado com renomados diretores como: Cininha de Paula, Gilberto Gawronski, Rafael Ponzi.; Regiana Antoninni,Eduardo Wotzik, Claudio Torres Gonzaga, Felipe Camargo, Guida Vianna, Camilla Amadoe João Brandão. Mas, foi apresentando o monólogo de humor DE PERTO, ELA NÃO É NORMAL!, onde assina texto e interpretação e sendo dirigida por Flavio Rocha, que a artista obteve o destaque e o reconhecimento merecidos, estando há seis anos em cartaz, tendo sido apresentada no RJ, SP, Salvador, Fortaleza, Natal, Brasilia, Goiânia, Vitoria, Belo Horizonte, Florianópolis e Lisboa. Em 2011, Suzana lançará o DVD comemorativo dos 6 anos de espetáculo.
NA TELEVISÃO, em 2012, interpretou a teúda e manteúda Gloria da obra GABRIELA de Jorge Amado, adaptada por Walcyr Carrasco e sob a direção geral de Mauro Mendonça Filho. Em 2011,  interpretou as gêmeas Marcela e Joana Coutinho na novela das 21hrs: FINA ESTAMPA deAguinaldo Silva, sob a direção de núcleo de Wolf Maya. Em 2010 atuou no seriado FORÇA TAREFA,roteiro de Fernando Bonassi, direção de José Alvarenga Jr, interpretando Sheyla e na novela das 18hrs ARAGUAIA de Walther Negrão, sob a direção de núcleo de Marcos Shechtmann, interpretando a sensual viúva Janaína. Em 2009, Suzana fez imenso sucesso como a baiana Ivonete, do bordão “Não me absorva!” na novela das 19hrs CARAS E BOCAS de Walcyr Carrasco, sob a direção de núcleo de Jorge Fernando.
FORMAÇÃO:
FILOSOFIA: Suzana é formada em Filosofia pela PUC-RJ, cursou a pós-graduação ARTE E FILOSOFIA também na PUC-RJ. Além da universidade, Suzana foi aluna em cursos livres dos professores: Dra. Viviane Mosé e do Prof. Dr. Roberto Machado. Todo o seu estudo em filosofia teve como base a pesquisa de teatro e filosofia ou dramaturgia filosófica e na prática, a pesquisa rendeu duas montagens teatrais profissionais: O BANQUETE de PLATÃO em 1999, no Solar de Grandji na PUC-RJ, em que Suzana atuou e colaborou na adaptação teatral e em 2001, a montagem do prólogo da obra ASSIM FALOU ZARATUSTRA de F. Nietszche, no teatro do Planetário e também no Festival de londrina, onde Suzana assinou a concepção e a direção. Ambos os projetos foram produzidos e adaptados pela profa do Depto de Filosofia da PUC RJ, Dra Irley Fernandes Franco, orientadora da pesquisa sobre Dramaturgia Filosófica.
PRÊMIOS – Em 2007, Suzana foi indicada ao Prêmio Arte Qualidade Brasil de Teatro na categoria melhor atriz de comédia, pelas peças TOALETE E DE PERTO, ELA NÃO É NORMAL!, em 2009, foi indicada como atriz revelação de TV pelo seu trabalho em CARAS E BOCAS e em 2010 foi indicada ao prêmio CONTIGO como atriz coadjuvante pelo seu trabalho em ARAGUAIA. Em 2012 recebeu o prêmio Top of Business pelo seu trabalho na novela FINA ESTAMPA. 
AUTORA
NA TELEVISÃO: Atualmente, Suzana integra a equipe de autores do novelista Walter Negrão no desenvolvimento da sua próxima trama das 18hrs da Tv Globo. Em 2o10 e 2011, integrou a equipe de autores do programa de humor da TV GLOBO, OS CARAS DE PAU. Entre 2006 e 2009, trabalhou para a  Conspiração Filmes, onde além de assinar o roteiro do seriado AS PEGADORAS , dirigido por Candé Salles, também integrou a equipe de criação de programas de TV da produtora.
NO TEATRO: Suzana é autora da peça de humor DE PERTO, ELA NÃO É NORMAL,(em cartaz desde 2006) das comédias: COMO CONQUISTAR UM HOMEM EM 7 DIAS (em captação), ALGUÉM PARA CHAMAR DE SEU (produzida em SP em 2009 e 2010 e no RJ em 2012) e O CARA, AS MENTIRAS QUE AS MULHERES CONTAM e MANUAL DE NOCÃO e dos juvenis: DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO (montada em 2007) e QUE MUNDO É ESSE?(montada em 2005)
NO CELULAR: Suzana é autora do seriado TIA SUELLY EM COPACABANA que em 2008 foi veiculado nos celulares 3G da operadora CLARO. E também da adaptação do programa AS PEGADORAS para a mídia celular da operadora OI.
NAS REVISTAS: Suzana foi autora da coluna de crônicas MULHER É BARRA da revista CHOICE ( 2008 e 2009)e da coluna SEM PUDOR e atualmente no seu site mantém a coluna MULHER S.A.
TEATRO: Suzana estudou interpretação com: João Brandão e Guida Viana, no Tablado,;com as renomadas preparadoras de elenco: Camila Amado e Fátima Toledo. Desenvolveu suas habilidades de clown com o mestre Marcio Libar e também estudou o método de criação da trupe Théatre du Soleil com Fabiana de Melo e Souza.
André Bravo Valenteé ator desde 1993 e um dos diretores da Escola de Teatro e TV BRAAPA – Força e Cultura.
Atuou em diversos espetáculos de teatro, entre eles “A Bela e a Fera”, “Poliana, A Menina”, “Rua São Luiz 27 - 8º Andar”, “Miss Brasil sou Eu” de Ronaldo Ciambroni, entre outros.
Na TV atuou na novela “Colégio Brasil” (SBT), no seriado “As Novas Aventuras da Tiazinha” (BAND), além de diversos filmes publicitários, com destaque para o mais recente comercial da Fiat.
Ministra aulas de Desenvolvimento Pessoal Interpretação para TV e Publicidade pela BRAAPA.Foi um dos professores de Interpretação para TV no “1º Curso Internacional de Teatro e TV em Angola”, onde permaneceu por 3 meses implantando o projeto.
Eduardo Paivadesde 1986 se apresentava em espetáculos e festivais de teatro, com diretores profissionais e de renome.
Atuou em diversos comerciais e programas do SBT, chegando a ser contratado pela casa. Também atuou em vários espetáculos de teatro infantil e adulto, tendo se destacado muito no meio artístico e no público de teatro com o personagem Gaston, de “A Bela e a Fera” no Teatro Imprensa em 1995. Como apresentador no espetáculo “Miss Brasil sou Eu”, de Ronaldo Ciambroni entre 2004 e 2007 e em “Velório à Brasileira”, em 2008.
Atuou em longa metragem com co-produção internacional ao lado dos atores Michael York e Jennifer O’neal. Também participou na TV do seriado “As Novas Aventuras de Tiazinha” (BAND) e das novelas “Tiro e Queda” e “Louca Paixão” (TV Record).
Atuou em vários filmes publicitários, entre eles destacam-se o comentado comercial da “Azaléia” ao lado de Grazi Massafera que veiculou internacionalmente, dos carros “Picasso” da Citröen e “Novo Gol”, “STILL” (Ferramentas de Jardim), “DPVAT”, “Kaiser”,celulares “Tess”,  entre muitos outros. 
Foi um dos professores de Interpretação para TV da Equipe BRAAPA no “1° Curso Internacional de Teatro e TV de Angola”, onde permaneceram 3 meses.
Atualmente ministra cursos regulares de Interpretação para TV e Publicidade, além de aulas particulares de Apresentação de Programas de TV e Eventos na BRAAPA FORÇA E CULTURA, onde é um dos diretores .
André Bravo Valente e Eduardo Paiva, juntos pela BRAAPA, trabalharam ao lado de diretores de renome na TV e no cinema, comoWalter AvancineIgnácio CoqueiroJacques Lagoa, Guilherme de Almeida PradoMaurício Sherman, entre muitos outros.

O Workshop será focado na adequação da interpretação de atores e estudantes da área para a atuação em novelas, minisséries e seriados de TV.
·         Gravação de cenas em Full HD
·         Intensidade do olhar e expressão na câmera
·         Posicionamento diante das câmeras
·         Expressão facial
·         Linguagem naturalista e realista
·         Emoção no vídeo
·         Vivência de gravação em testes
·         Avaliação e auto-avaliação
·         Avaliação final das cenas gravadas por Suzana Pires, que fará palestra abordando temas como o comportamento do ator dentro       do mercado de trabalho, a forma correta e o tipo de material para apresentar aos produtores de elenco, interpretação, testes,             cenário, processo de seleção de elenco, etc.
Resultados a serem obtidos:
                Além da prática das gravações e das análises para a conscientização das dificuldades e bloqueios de cada aluno, afim de que os mesmos possam corrigi-los; o curso ainda buscará desenvolver a segurança e auto confiança dos atores para participar de testes e aproveitar melhor as oportunidades que o mercado oferece.
                O curso ainda buscará mostrar o panorama desse mercado, para contribuir com a ampliação da visão profissional desses atores para que possam planejar e conduzir melhor as suas carreiras.
O aluno ainda tem a opção de obter as suas cenas em DVD.

Quando: 25/08, 01, 08 e 15/09. 
Turma 1: das 10 h às 13 h.
Turma 2: das 14 h às 17 h.