terça-feira, 9 de agosto de 2011

Projetos de Mediação em Arte

Projetos de Mediação em Arte

julho a novembro de 2011

Lançado de forma pioneira em instituições culturais, o Edital de Concurso Projetos de Mediação em Arte tem como objetivo abrir espaço de experimentação para artistas-mediadores no Centro Cultural São Paulo, estimular debates no campo da cultura e da educação, além de produzir materiais teóricos e práticos de mediação, contribuindo para os estudos nesta área.

Foram contemplados cinco projetos de arte e educação em formatos diferenciados, a serem desenvolvidos ao longo do ano, a partir de julho, no molde site-specific. Neste primeiro mês, os projetos ocuparão o Piso Flávio de Carvalho, proporcionando contato direto com o público do CCSP, além de sessões especiais para escolas e núcleos agendados.

O público poderá ter acesso diferenciado ao acervo de peças teatrais do CCSP por meio dos jogos-poemas do projeto Arquivo Vivo, de Caio Paduan e Fernanda Carnevalli, ou brincar com jogos desenvolvidos a partir de propostas de intervenções urbanas em Cidade para brincar e pensar, de Cibele Lucena e Rafael Leona.

As performances de Kelly Sabino estabelecem diversas relações de encontro a partir de uma visita às exposições ou uma visita a espaços restritos do CCSP ou ainda um encontro na barraca da simpatia. As três ações fazem parte do projeto Linhas de Encontro... atrás do desejo e da criação.

Recolhedor de Bocados, de Lucas Bêda e Verônica Gentilin, é uma intervenção que se faz por meio do escambo de objetos e suas histórias, modificando a instalação a cada ação de mediação.

Cayo Honorato propõe uma publicação desenvolvida no processo de mediação, seja nas discussões no seminário Mediação como [Prática Documentária], seja nas entrevistas e observações coletadas pelo espaço do CCSP.

A iniciativa surge com as novas frentes de atuação da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP, incentivando as práticas de experimentação e a interdisciplinaridade, além de valorizar a criação de projetos propositivos no campo da arte e da educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário